Celina comemora reajuste à Segurança do DF: “Conquista do nosso governo”
Projeto de lei que garantiu reajuste de 18% às forças de segurança do Distrito Federal recebeu sinal verde no Congresso Nacional nessa 4ª
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), comemorou, na manhã desta quinta-feira (13/7), a aprovação do reajuste salarial de 18% para as forças de segurança da capital da República. A proposta recebeu sinal verde no Congresso Nacional, nessa quarta-feira (12/7).
“É uma vitória que se inicia no governo passado. Não conseguimos ter o encaminhamento na gestão passada, do governador Ibaneis Rocha, mas, neste ano, retornamos com o pedido de reajuste e tivemos o ok do Governo Federal para encaminhar o projeto à Câmara [dos Deputados]. A notícia, agora, é de que a medida provisória deve ser publicada até 21 de julho. Essa é uma conquista do nosso governo e um reconhecimento às nossas forças”, declarou Celina.
A governadora reforçou, ainda, que o respeito institucional e o pacto federativo precisam ser cumpridos com governadores e o presidente da República. “Construímos isso com muita tranquilidade. Ninguém muda o lado político, mas as pessoas convivem, divergem e convergem, sempre com foco na população”, acrescentou.
As declarações ocorreram durante visita a Santa Maria nesta manhã. Na oportunidade, Celina também falou sobre a decisão do Governo do Distrito Federal (GDF) pela manutenção das escolas cívico-militares, apesar da decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de encerrar o programa.
“Essa foi uma decisão tomada pelo nosso governador Ibaneis Rocha, com base em avaliações sobre o tema. O modelo tem 87,7% de aprovação de alunos e pais. Vamos manter aquilo que realmente tem efeito positivo para nossa população. Naquilo que dá certo, não se mexe”, ressaltou a vice-governadora.
Assassinato em delegacia
Questionada pelo Metrópoles sobre o caso do preso espancado até a morte em uma cela da 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), nessa sexta-feira (7/7), a governadora em exercício afirmou que cobrará uma investigação para apuração dos fatos.
“O Governo do Distrito Federal não vai tolerar qualquer tipo de violência de direitos humanos. Vamos acompanhar esse inquérito de perto, para saber o que realmente aconteceu dentro da delegacia”, comprometeu-se.
Ainda na visita a Santa Maria, Celina fez visitas ao ponto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040; ao Centro de Educação Profissional Escola Técnica de Santa Maria; à obra do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) na Quadra 201; ao Parque Ecológico da região; e à Administração Regional da cidade.