Celina agradece a Lula por projeto de reajuste das forças de segurança
Governadora em exercício deu declaração durante assinatura de termo para construção de creche de tempo integral, no Riacho Fundo 1
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), agradeceu, na manhã desta quinta-feira (29/6), ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela assinatura do projeto que abre espaço no Orçamento federal para o reajuste salarial das forças de segurança da capital do país.
“A gratidão é o princípio da honra. Apesar de termos posturas ideológicas diferentes, quero agradecer ao presidente Lula, que foi muito correto conosco. Agradeço, também, ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e àquele que foi nosso interventor na segurança pública, Ricardo Cappelli, quem sempre deu depoimentos sobre a qualidade dos nossos policiais”, declarou Celina.
A governadora em exercício salientou que o governador Ibaneis Rocha (MDB) tentava um acordo com o governo federal para conceder o reajuste às forças de segurança desde o primeiro mandato. “Na terça-feira [da próxima semana], vamos estar com o Arthur Lira [presidente da Câmara dos Deputados], pedindo prioridade para dar esse reajuste logo. Para que os nossos policiais tenham o salário digno do que merecem”, acrescentou.
As declarações ocorreram durante assinatura de termo para construção de uma creche de tempo integral, no Riacho Fundo 1, nesta manhã.
Na oportunidade, Celina comentou, ainda, que a próxima semana será importante para o Governo do Distrito Federal (GDF). “Vamos trabalhar na aprovação do projeto e na manutenção do nosso Fundo Constitucional. São pautas importantes para o DF na semana que vem.”
Creche
Celina assinou, na QN 9 do Riacho Fundo 1, ordem de serviço para construção do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi).
A unidade terá investimento de R$ 6 milhões e capacidade para atender 188 alunos em turno integral.
“Quando o governador Ibaneis pegou o governo, existia um déficit de creches para cerca de 30 mil crianças. Quando se abre mais uma unidade como esta, estamos cuidando da mulher, da criança e da família”, pontuou a governadora em exercício.
Até 2026, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende entregar 40 CEPIs, ampliando a oferta no ensino infantil.
“Vamos entregar [a obra] para o início do ano letivo de 2024. A nossa meta é zerar o banco para que toda criança, no DF, tenha acesso à educação, a partir de 0 ano”, destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Atualmente, o DF tem 17 CEPIs em obras e oito creches foram entregues desde 2019. A nova unidade segue o modelo padrão tipo 1 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Construída em concreto armado e com cobertura de aço, a creche terá dez salas de aula, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, rouparia, varanda de serviço, secretaria, lactário, sala de professores e de direção.