metropoles.com

Ceilândia “perde” 63 mil pessoas com criação de Sol Nascente. Entenda

De acordo com o Censo 2022, Ceilândia tem 287 mil moradores — 63,3 mil a menos do que costumava ter antes da criação de Sol Nascente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Brasília (DF), 08/06/2020 Primeiro dia de Lockdonw na cidade de Ceilândia  Local: Ceilândia  Fotos Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 08/06/2020 Primeiro dia de Lockdonw na cidade de Ceilândia Local: Ceilândia Fotos Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A região administrativa de Ceilândia costuma ser apontada como a mais populosa do Distrito Federal. Dados do Censo 2022, divulgados nesta quinta-feira (21/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a RA segue no posto. Porém, após a regularização de Sol Nascente/Pôr do Sol como uma região, Ceilândia “perdeu” cerca de 63,3 mil moradores.

O Sol Nascente foi regularizado em 2019, tornando-se a 32ª Região Administrativa (RA) do Distrito Federal. Anteriormente, a região pertencia a Ceilândia.

Antes da regularização, Ceilândia despontava nas pesquisas com cerca de 350,4 mil habitantes. Nos dados divulgados nesta quinta, o IBGE mostrou que a região registrou uma queda e contabiliza pouco mais de 287 mil moradores.

3 imagens
1 de 3

Editoria de Arte/ Metrópoles
2 de 3

Editoria de Arte/ Metrópoles
3 de 3

Editoria de Arte/ Metrópoles

Já o Sol Nascente, que tornou-se a maior favela do país, tem 101,8 mil pessoas residentes na região. Entre as RAs da capital federal, encontra-se em 11º lugar como região mais populosa — apenas cinco anos após a regularização.

Regularização

O processo de regularização passou primeiro pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), que em agosto de 2019 aprovou em dois turnos a criação da nova RA. Em outubro, o GDF sancionou a lei e oficializou a região.

Atualmente, a Sol Nascente é dividida nos seguintes bairros:

  • Trecho I,
  • Trecho II,
  • Trecho III,
  • Pôr do Sol.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?