metropoles.com

CBMDF e PCDF fazem perícia para descobrir causas de incêndio no Santa Luzia

O resultado do laudo deve comprovar as causas do incêndio nos próximos 30 dias. O incêndio foi controlado em 20 minutos, segundo bombeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bombeiros/Diulgação
Santa Luzia incendio 2
1 de 1 Santa Luzia incendio 2 - Foto: Bombeiros/Diulgação

O Corpo de Bombeiros Miltar do Distrito Federal (CBMDF) e a Polícia Civil (PCDF) investigam as causas do incêndio que atingiu o Hospital Santa Luzia na manhã de sábado (29/8).

As duas corporações estiveram no local nesta segunda-feira (31/8) para a realização de perícia. Segundo o diretor do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal, Emerson Pinto de Souza, a perícia examinou o local em busca de vestígios que ajudem a reconstruir a dinâmica dos fatos que levaram ao início do incêndio.

“O trabalho busca identificar se o incêndio teve causas naturais ou ação humana, se decorreu de um mau funcionamento de algum equipamento, curto-circuito da rede elétrica, ou se foi causado por falha humana, por imperícia, imprudência ou negligência”, explica Souza. O laudo que apontará as causas deve ficar pronto em 30 dias.

De acordo com o hospital, o fogo começou no quinto andar do prédio.  Os pacientes precisaram ser retirados do prédio. Nesta segunda-feira, todos os serviços do hospital funcionavam normalmente.

Há suspeita de que o fogo teria se iniciado durante a realização de um serviço de manutenção no sistema de ar-condicionado, na casa de máquinas, mas apenas perícia posterior do Corpo de Bombeiros do DF poderá comprovar essa hipótese.

Apesar da hipótese levantada, o diretor do IC frisa que “apenas com o final dos exames e ponderações, e consequente confecção do laudo pericial, a equipe é capaz de falar em suspeitas”.

Nesta manhã, o Santa Luzia informou que todas as vistorias, licenças e autorizações estão em dia. “Quanto à causa do incêndio, o hospital aguarda a conclusão das perícias do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e Defesa Civil”, diz trecho da nota.

6 imagens
1 de 6

Reprodução
2 de 6

Reprodução
3 de 6

Reprodução
4 de 6

Reprodução
5 de 6

Reprodução
6 de 6

Reprodução

Combate

O incêndio começou por volta das 10h e foi controlado em 20 minutos, de acordo com o Corpo de Bombeiros do DF. Uma equipe do CBMDF que estava em treinamento perto do centro clínico avistou as chamas e se deslocou para o hospital ainda antes de um pedido de socorro. Não houve relato de feridos.

Para controlar o fogo, entretanto, foram necessárias 24 viaturas e 80 militares.

O incêndio não provocou alterações na ala destinada aos pacientes com Covid-19. O setor para tratamento do novo coronavírus fica no 1º andar do hospital e, apenas, os pacientes do 3º e 4º necessitaram ser removidos preventivamente. No 5º, que também foi evacuado, não há internações.

Controlado pela Rede D’Or, o hospital é um dos mais tradicionais do Distrito Federal e uma das referências da tratamento da rede privada para o tratamento da Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?