CBESP envia ao MEC lista com sugestões de melhorias para a Educação
Carta foi elaborada por autoridades e nomes que atuam na área. Congresso anual debate os desafios da educação superior particular no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Terminou, nesta sexta-feira (7/6), o 16º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), em Mogi das Cruzes (SP). Cerca de 500 pessoas participaram do encontro, nos três dias de evento.
Ao fim do evento, após debates sobre os desafios da educação superior no Brasil, com presença de autoridades e nomes que atuam na área, os organizadores divulgaram um documento com 20 medidas que o setor pretende cobrar do Ministério da Educação (MEC).
A Carta de Mogi das Cruzes consolida iniciativas e sugestões de políticas públicas educacionais que a categoria considera como demandas importantes para os próximos anos. Confira aqui a lista completa das pautas.
Com periodicidade anual, o CBESP realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Feresp). O intuito do congresso é reunir reitores, mantenedores, autoridades, educadores, formuladores de políticas públicas de educação, entre outros grupos, para debater o assunto.
O fórum é formado pelas seguintes instituições:
- Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes);
- Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi);
- Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc);
- Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu);
- Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen);
- Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep);
- Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj);
- Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior da Bahia (Semesb/Abames); e
- Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).
O Feresp integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), conhecido como “conselhão”, formado por 200 pessoas representantes de entidades diversas. Diretamente vinculado à presidência da República, o colegiado debate agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade.
Entre os participantes da 16ª edição do CBESP estavam: a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior Marta Wendel Abramo; o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreira (PL-MG); o diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Ulysses Teixeira; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi; além do deputado Átila Lira (PP-PI).
O primeiro dia do evento previa a participação presencial do ministro da Educação, Camilo Santana, mas, devido a problemas de agenda, o chefe da pasta não pôde comparecer e foi representado por Marta Wendel.