metropoles.com

Cavalo pintado por crianças levanta acusações de maus-tratos

Os responsáveis, da Sociedade Hípica de Brasília, terão de apresentar o plano pedagógico e serão ouvidos pelo Ibama durante a semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Reprodução
cavalo
1 de 1 cavalo - Foto: Facebook/Reprodução

O que era para ser uma atividade pedagógica em uma colônia de férias na Sociedade Hípica de Brasília acabou em polêmica nas redes sociais. Tudo começou quando crianças receberam tinta e foram estimuladas a pintar um cavalo (foto em destaque). Após denúncia o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) esteve no local na manhã deste domingo (22/7) e notificou os responsáveis.

A denúncia foi feita por Ana Paula Vasconcelos, membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Ela conta ter recebido a foto na sexta-feira (20) e, inicialmente, especulou se o caso teria ocorrido em Águas Lindas de Goiás. “Depois, confirmamos ter sido na hípica. Lá, eles disseram que se tratava de uma atividade lúdica, que o cavalo era um animal resgatado e era acompanhado por veterinários”, contou a advogada.

Os organizadores da colônia terão de apresentar o programa pedagógico que justificou a atividade, que será avaliado para uma posterior tomada de decisão sobre eventual autuação. Os responsáveis serão ouvidos durante a semana. O animal foi limpo no decorrer da abordagem dos fiscais.

Ibram/Reprodução

Para a advogada, o animal não deveria ser tratado como um objeto. “Ele não é um quadro branco que você pode vir e pintar. Enquanto tentamos educar as crianças para que tenhamos uma sociedade mais consciente, que saibam respeitar todas as formas de vida, nos deparamos com uma coisa absurda dessas”, comentou.

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também esteve na Sociedade Hípica na manhã deste domingo (22), mas não notificou a empresa. Segundo o órgão, não foram identificados maus-tratos e o animal estava em boas condições.

Luisa Mell, famosa militante dos direitos dos animais, se pronunciou sobre o assunto nas redes sociais.

A reportagem tentou contato com a Sociedade Hípica de Brasília, mas não obteve resposta até a publicação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?