Cavalo Oportuno participa de ação com pacientes no Hospital da Criança
Atividade foi promovida nessa terça-feira (6/2) pelos Dragões da Independência a pedido do HCB. Meninos e meninas interagiram com o animal
atualizado
Compartilhar notícia
Paciente do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), o pequeno Francisco Neto, de 7 anos, não conteve a alegria ao ser surpreendido, nessa terça-feira (5/2), com a presença do cavalo Oportuno, do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (RCG), os Dragões da Independência. A atividade organizada pelos militares, a pedido da administração da unidade hospitalar, teve como objetivo entreter e motivar meninos e meninas.
Internado para tratar a leucemia, diagnosticada quando tinha apenas 5 anos de idade, Francisco sempre teve muito contato com animais. Ele nasceu em Arame, no interior do Maranhão, onde costumava passar os fins de semana na fazenda do avô. “Ele se acostumou tanto que pedia para ir de bota e chapéu à escola. Quando chegou a Brasília, só queria sair desse jeito”, contou a mãe do menino, Carlota Barreto.
A atividade no HCB foi coordenada pelo tenente-coronel Flávio Braga e pelo major Vinícius Albano. Segundo os militares, Oportuno foi preparado durante um mês para a ação. O cavalo chegou ao hospital sobre ferraduras de borracha e com as doses de anticarrapato tomadas. Além disso, recebeu um banho de vinagre para diminuir os odores.
Sob autorização e acompanhamento da Comissão de Controle de Infecções do HCB, as crianças que tiveram contato com o bicho foram avaliadas a fim de averiguar a existência de imunodeficiências.
A mãe de Francisco explica que o menino ficou bastante animado com a presença de Oportuno e que esse tipo de ação é sempre positiva. “Eles [HCB] estão sempre levando coisas para as crianças se distraírem. Acho que isso ajuda muito no tratamento”, afirma Carlota.
Outras crianças e adolescentes também se animaram com a atividade. Matheus Viana, 6, é apaixonado por cavalos. Ele nasceu com atresia de vias biliares, doença que ataca o sistema hepático. Os pais do garoto se conheceram durante o curso de formação no quartel dos Dragões da Independência, em 2008.
A jovem Milena Pereira, 16, também tem atresia de vias biliares. Ela sonha em ser veterinária e foi uma das pacientes visitadas por Oportuno. Ela ainda passou pela recepção e a área externa do hospital. Lá, os visitantes puderam montar, brincar e tirar fotos com o animal.
Veja o vídeo da visita produzido pelo Hospital da Criança:
Outras ações
O 1º Regimento de Cavalaria de Guardas faz diversas ações sociais com os animais. Uma delas é a equoterapia, parceria com a Secretaria de Educação e com o Instituto Cavalo Solidário. A atividade atende pessoas com deficiência e alunos da rede pública.
Além disso, os Dragões da Independência realizam equitação recreativa todo sábado, das 8h30 às 10h. Para participar, basta se inscrever pelo telefone (61) 3465-1122. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.