metropoles.com

“Cavaleiros do apocalipse”: internauta dá notas e detona ônibus no DF

A postagem ranqueou as piores empresas de ônibus. As características de design, ergonomia, ventilação, assento e iluminação foram avaliadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução redes sociais
ônibus (1)
1 de 1 ônibus (1) - Foto: Reprodução redes sociais

Uma publicação no Twitter avaliou características de design, ergonomia, assento, ventilação e iluminação dos ônibus do Distrito Federal. As notas, que vão de 1 a 10, deixaram os ônibus da empresa São José na pior colocação do ranking chamado “cavaleiros do apocalipse” de transporte do DF.

A postagem, compartilhada nesta segunda-feira (3/4) pelo estudante de ciências sociais André Pires, viralizou nas redes sociais e levantou debates sobre a qualidade do transporte público da capital federal.

Com nota 4 para o design, 2 para ergonomia, 5 para ventilação, 4 para assento, e 2 para iluminação, o estudante descreveu o ônibus da São José como “fenotipicamente quebrável”. Ele explicou que o transporte balança muito internamente e, por isso, quebra regularmente.

“Duas coisas são certas na vida: a morte; e que o ônibus da São José vai quebrar. O ônibus é fenotipicamente quebrável de longe, internamente balança tudo, cadeiras próximas e se você tem mais de 1,75 seu joelho bate no banco. O design só de olhar já da medo”, descreve o internauta.

O estudante acrescentou que a ventilação dos ônibus da São José é ruim por conta da “janelinha mixuruca”, além disso, o coletivo é mal iluminado e com assentos desconfortáveis.

Veja a publicação 

Competindo com a São José para a pior colocação no ranking, o coletivo da Pioneira/BRT também deixou a desejar na classificação dos internautas. “Jesus amado, esse aqui é uma atrocidade”.

Com nota 5 para design, ergonomia (2), ventilação (1), assento (3), iluminação (7), o transporte é descrito como o “inimigo de quem tem ‘ites’: sinusite ou rinite”. O coletivo não tem janelas, já que é ventilado por ar condicionado. Mas, na avaliação, a ventilação do ônibus ganhou nota 1, pois o o filtro do ar “não é limpo desde que o ônibus começou a rodar no DF”, segundo o usuário.

“Esse BRT é um inimigo da alegria, tornando a volta para casa mais difícil e insalubre. Ele te engana. Quem vê esse amarelinho grande por fora, não imagina o caos que ele guarda em seu interior”, diz a publicação.

Em nota à reportagem, a viação Pioneira afirmou que o ar condicionado passa por manutenção diariamente e a limpeza é toda programada, com ações imediatas na garagem em caso de problemas pontuais. “A empresa informa ainda que toda a frota foi renovada recentemente.”

Marechal e Urbi

Os ônibus das empresas Marechal e Urbi também são colocados na lista de “cavaleiros do apocalipse”. Os dois são o terceiro e quarto colocados nos seis piores coletivos do Distrito Federal.

A Urbi foi descrita como um “São José que funciona”. Apesar dos defeitos, o ônibus da Urbi “tem seu valor”. As notas foram: design (7), ergonomia (2), ventilação (5), assento (5), iluminação (2).

Já o Marechal é o “bauzinho do parkinson”, por ser o que mais balança os passageiros. As notas foram 6 para design, ergonomia (5), ventilação (7), assento (5), iluminação (4).

Primeiro colocado no ranking

O ônibus da empresa Piracicabana aparece como primeiro colocado na lista. Foi classificado como “o queridinho da UnB e dos moradores do lado Norte do quadradinho, uma eterna relação de amor e ódio”. O estudante destacou o “upgrade” que os ônibus da Piracicabana tiveram depois que mudou o layout da empresa de salmon e branco para verde e cinza.

Até a feição dos colaboradores da Piracicabana mudou. O cinza com verde é o Reizinho, não tem jeito! Cobrador e motorista com sorrisão todo dia. O preço do sorriso só quem chora sabe o custo”, diz a publicação.

As notas foram design (7), ergonomia (8) ventilação (6), assento (7), iluminação (5). “O cinza com verde chega impondo e traz a esperança de uma chegada tranquila dentro do caos que é a mobilidade urbana do Distrito Federal”.

O que diz a Secretaria de Mobilidade

A reportagem questionou a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) sobre as reclamações dos internautas sobre os ônibus do DF. A pasta ainda não respondeu. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

O Metrópoles procurou individualmente todas as empresas citadas nesta reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?