metropoles.com

Casos de violência doméstica, feminicídio e estupro crescem no DF

Ano de 2023 vem registrando mais casos de violência doméstica, feminicídio e estupro no DF quando comparado com 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Cartaz com letras em vermelho pede o fim da violência - Metrópoles
1 de 1 Cartaz com letras em vermelho pede o fim da violência - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Casos de violência contra a mulher têm crescido no Distrito Federal em 2023. Nos últimos números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), percebe-se aumento de crimes de violência doméstica, feminicídio e estupro, em relação ao ano passado. Outra pesquisa da pasta, que analisa descumprimento de medidas protetivas, também aponta incremento nos dados.

A SSP divulga os números em diferentes balanços. Em relação aos feminicídios, há um painel com atualizações constantes. Segundo consta no levantamento da pasta, com informações até 23 de dezembro, o DF registrou 28 feminicídios em 2023. Outros quatro estão sob análise.

Em 2022, foram confirmados 17 casos de mortes de mulheres da capital motivados pelo gênero, e ainda há um com causa sendo investigada. Já em relação aos casos de violência doméstica, os dados correspondem a registros de janeiro a setembro. Neste recorte, foram 13.519 crimes neste ano, quando o mesmo período temporal de 2022 contabilizou 12.722. Isso representa um aumento de 6,3%.

Em números absolutos, Ceilândia teve mais casos de violência doméstica em 2023, com 1.728, mas o maior crescimento destes crimes ocorreu no Jardim Botânico, com aumento de 42% em relação ao ano passado.

3 imagens
Dados de violência doméstica
Registros de estupros no DF
1 de 3

Local de incidência de violência contra a mulher

Reprodução/SSP
2 de 3

Dados de violência doméstica

Reprodução/SSP
3 de 3

Registros de estupros no DF

Reprodução/SSP

Também comparando o período entre janeiro e setembro de 2022 e 2023, as ocorrências de descumprimento das medidas protetivas de urgência subiram 12%. Foram 1.483 casos este ano, contra 1.324 do ano anterior.

Outra estatística negativa, de estupro, também sofreu aumento. O DF teve 600 crimes em 2023, mais do que os 581 do mesmo período de 2022. Neste ano, 65,7% dos crimes foram cometidos contra vulneráveis e 88,6% contra mulheres. Homens foram autores de 95,6% destas ocorrências.

Em relação ao local do estupro, o crime aconteceu dentro da casa da vítima em 69% das vezes. Outros 12% dos casos não tiveram lugar informado, 9% foram em local ermo/via pública, 4% no interior de escola ou comércio e 6% em motéis, parques ou interior de veículo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?