metropoles.com

Cartão Material Escolar: donos de papelarias têm até sexta-feira (4/3) para se credenciar

Até o meio-dia desta quinta-feira (3), foram recebidos documentos de 190 estabelecimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
material escolar
1 de 1 material escolar - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Termina nesta sexta-feira (4/3) o prazo para que donos de papelarias credenciem os estabelecimentos para fornecer produtos para estudantes da rede pública beneficiados com o Cartão Material Escolar. A documentação deve ser entregue das 9h às 17h, na Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável (primeiro andar do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha).

De acordo com o texto da Chamada Pública nº 1/2016, podem se habilitar empresas de comércio varejista de artigos de papelaria e material escolar sediadas e registradas no Distrito Federal. Também é exigido que os locais tenham cadastro nacional da pessoa jurídica (CNPJ) há mais de seis meses. De acordo com a pasta, até o meio-dia desta quinta-feira (3), foram recebidos documentos de 190 estabelecimentos.

Microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais terão tratamento favorecido, diferenciado e simplificado, como determina a Lei nº 4.692, de 2011 (que trata de compras governamentais).

Documentação
Dos documentos exigidos, dois resultam em eliminação automática caso não sejam entregues: o formulário de inscrição (disponível na chamada pública) e o comprovante de adesão do estabelecimento ao Sistema Global Payments Brasil do Banco de Brasília (BRB) — leitor de cartão.

São pedidos também inscrição no cadastro fiscal do DF; contrato social ou certificado de microempreendedor individual; comprovante de conta-corrente de pessoa jurídica no BRB em nome da empresa; e documentos de regularidade fiscal com o DF, com a Seguridade Social e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Serão aceitos cópias autenticadas ou originais com cópia (neste caso, o próprio servidor fará a autenticação do documento).

Resultados e recursos
De acordo com o edital, a divulgação do resultado provisório do credenciamento será em 9 de março no Diário Oficial do DF. O prazo para recurso se encerrará no dia 14. No dia 18, haverá a divulgação da lista final com a especificação das empresas credenciadas na chamada pública.

Os que forem habilitados terão como obrigações a emissão de nota fiscal eletrônica e a cobrança de preços compatíveis com os de mercado. Também deverão prestar esclarecimentos à secretaria quando solicitado, sob pena de descredenciamento e outras sanções administrativas aplicáveis. Se houver fraude de qualquer natureza, como desvio de finalidade do cartão, também haverá o descredenciamento e encaminhamento para apuração dos órgãos competentes.

Cartão
O benefício de R$ 80 é concedido pelo governo local para estudantes de famílias que estejam inscritas no programa Bolsa Família. O objetivo principal é complementar os gastos na aquisição do material escolar (como cadernos, lápis e borracha) por alunos da rede pública de ensino do DF, de acordo com a Lei nº 5.490, de 16 de junho de 2015.

Credenciamento para o Cartão Material Escolar
Até 4 de março
A documentação tem de ser entregue na Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável (primeiro andar do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha) — portão 6, raio 41
Das 9 às 17 horas

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?