metropoles.com

Carro apreendido em operação contra drogas é furtado em delegacia

Dona do carro é irmã de um dos alvos da operação e teve o veículo apreendido. Quando o carro foi devolvido, estava sem som e farol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Carros em estacionamento - Metrópoles
1 de 1 Carros em estacionamento - Metrópoles - Foto: Getty Images

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve sentença que condenou o Distrito Federal a indenizar dona de carro por danos materiais. A mulher teve o carro furtado dentro de uma delegacia da Polícia Civil (PCDF).

De acordo com o processo, a dona do carro é irmã de um homem que foi alvo de operação contra tráfico de drogas. Ela teve o veículo apreendido pois ele estava estacionado na casa do irmão no momento da operação da PCDF. Quando o carro foi devolvido, estava sem equipamentos de som e um dos faróis de milha.

Na primeira decisão, a Justiça condenou o Estado a pagar R$ 7.687,80 como indenização à mulher. Porém, o GDF recorreu.

Ao analisar o recurso, a relatora, reforçou que houve omissão do Estado, “ao não cumprir seu dever de vigilância e proteção, configura responsabilidade civil objetiva, desde que demonstrado o nexo de causalidade entre a omissão e o dano sofrido”.

A decisão reforça que, ao apreender um veículo, o Estado assume o dever de guardá-lo e preservá-lo, já que o particular fica impossibilitado de zelar pela integridade do bem. No caso em questão, a Justiça entendeu que a “falta de vigilância adequada no pátio da delegacia resultou no furto, o que viola o dever legal de proteção”.

A magistrada relatora também destacou que, em situações de danos materiais, “compete ao autor apresentar ao menos três orçamentos, todos condizentes com os danos apresentados, sendo a indenização fixada com base no menor orçamento apresentado”.

Assim, a Turma manteve decisão que condenou o Distrito Federal a pagar a proprietária o valor de R$7.687,80 pelos danos materiais. A decisão foi unânime.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?