Carnaval contará com Cidade Policial na Torre de TV e no Taguaparque
A segurança pública terá reforço e a folia contará com efetivo da Cidade da Segurança, estrutura montada para monitorar os blocos
atualizado
Compartilhar notícia
O Carnaval do Distrito Federal está de volta após dois anos de espera e promete levar 1,5 milhão de pessoas às ruas da capital. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) divulgou, nesta terça-feira (14/2), o esquema especial de segurança para todos os dias de folia.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a expectativa é que mais de 170 blocos de rua participem do Carnaval da Paz 2023. Neste ano, os eventos vão celebrar a paz, a inclusão, a tolerância e a diversidade.
Para facilitar a atuação efetiva da corporação e reforçar a segurança pública, a folia vai contar com a Cidade Policial da PMDF, estrutura montada para monitorar os blocos em toda a capital. O esquema será instalado do dia 17 a 21 de fevereiro, no estacionamento norte da Torre de TV e, de 18 a 20 de fevereiro, no Taguaparque.
A Cidade Policial contará com comando móvel da corporação e servirá como ponto de apoio para os policiais, de onde os eventos serão monitorados.
O efetivo policial, incluindo os policiais militares que normalmente trabalham em atividades administrativas, será empregado nas ruas para a intensificação do policiamento ostensivo em todas as regiões administrativas. “A corporação atuará ostensivamente na prevenção e repressão de delitos que coloquem em risco a segurança do público ou a normalidade dos eventos”, informa a corporação.
Unidades especializadas
O policiamento contará com as unidades especializadas da corporação, como o BPchoque, Rotam, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Policiamento com Cães e Batalhão de Aviação Operacional.
O evento prevê, pelo menos, 10 dias de folia, durante o feriado e no pós-Carnaval. A programação oficial completa pode ser acessada pelo site da secretaria de de cultura do DF.
Identificação infantil
Na última sexta-feira (10/2), a PMDF deu início à campanha de identificação infantil para o Carnaval 2023, que se estende até o último dia de festa.
O objetivo é garantir a segurança das crianças e evitar que elas se percam durante as festas, especialmente aquelas com dificuldade para decorar dados — telefone dos pais ou responsáveis e endereço — e as que vêm de outras unidades da Federação neste período.
A PMDF disponibiliza, em seu site oficial, uma sugestão de identificação para que os pequenos possam se divertir sem a preocupação de que se percam e, para os que se perderem, e os pais ou responsáveis sejam localizados com mais facilidade e rapidez.
O processo para identificação é fácil e rápido e pode ser feito em três etapas. Clique aqui para fazer e imprimir o crachá da criança.
Confira o modelo:
A PMDF também vai realizar a distribuição de pulseiras de identificação infantil em postos da corporação. O item será entregue e preenchido por policiais nos postos de identificação dos principais bloquinhos públicos durante o Carnaval.