Carnaval: bebês internados no DF ganham fantasia e sessão de fotos
Profissionais do Hospital Regional de Santa Maria e as mães dos pequenos foliões fizeram o registro dos prematuros
atualizado
Compartilhar notícia
Para o Carnaval não passar em branco na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), equipes do local fantasiaram os bebês — internados por serem prematuros— de princesas, super-heróis, bailarinas e animaizinhos. Em seguida, os nenéns participaram de uma sessão de fotos.
Profissionais da unidade de saúde e as mamães dos pequenos foliões fizeram o registro na última quinta-feira (11/2). Levar um pouco de alegria para as mães foi o objetivo da ação, segundo a supervisora de enfermagem Lívia De Piéri. “É uma forma de elas terem uma lembrança especial do período em que seus bebês estiveram internados na Ucin”, explicou.
A iniciativa foi possível após mobilização da equipe. Enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, entre outros profissionais, doaram fantasias, acessórios e brinquedos. “Todo mundo ajudou com algo, e pedimos para os funcionários da lavanderia lavarem tudo”, comentou Lívia.
Com vários itens carnavalescos, os profissionais usaram a imaginação. Cada bebê recebeu uma fantasia e um cenário próprio, repleto de bichos de pelúcias, bonecas e super-heróis.
Veja, abaixo, as fotos dos pequenos:
Comemoração dupla
A festa também marcou o dia da alta dos gêmeos Gabriel e Miguel, motivo extra para a mãe, Janaína Alves, 41 anos, comemorar. “Parece que estavam adivinhando”, brincou. Com mais dois filhos aguardando fora do hospital, a moradora de Valparaíso (GO) contou que a equipe da Ucin amenizou a ansiedade durante quase um mês longe do restante da família.
Vestidos de The Flash e Super-Homem, os irmãos posaram para as fotos enquanto dormiam. “Os profissionais foram ótimos e, com o bloquinho, fecharam com chave de ouro todo esse ciclo de amparo e suporte que recebi desde o nascimento dos meus filhos”, elogiou Janaína.
Karla Rhaphaela, 20, também agradeceu a iniciativa. “Essa atitude ajuda a descontrair um pouco, faz a gente sair do quarto e interagir mais com a equipe da Ucin”, disse Elisa. Ela está há um mês internada no HRSM e ainda não tem previsão de alta.
Ucin
A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do HRSM é responsável por monitorar os bebês que chegam em situação clínica de risco moderado. “São aqueles que não precisam mais de cuidados intensivos, ou seja, estão com maior ganho de peso e aptos a respirar sem aparelhos”, explicou a supervisora de enfermagem Lívia De Piéri.
O hospital é referência no DF no atendimento de bebês prematuros. Para tornar a estadia das mamães mais leve, a equipe multidisciplinar realiza ações como “mesversários”, confecção de plaquinhas com mensagens instaladas nas incubadoras e celebração de datas comemorativas.