metropoles.com

Carnaval: 84% dos hotéis no DF esperam ocupação máxima no feriado

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF aponta crescimento de 23% no consumo de produtos e serviços durante o período carnavalesco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Carnaval no DF
1 de 1 Carnaval no DF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF aponta que 84% dos hotéis da capital federal estão preparados para a ocupação máxima durante a semana de Carnaval. A expectativa geral é de 23% de crescimento no consumo de produtos e serviços, como hospedagens, viagens, eventos, bares, restaurantes, vestuário e ambulantes.

Entre os segmentos do comércio, serviços e turismo mais impactados pelo feriado, 52,5% dos lojistas acreditam no aumento das vendas em relação aos dias normais.

No setor de hospedagens, 93% dos gestores de hotéis confirmaram que já existe demanda para reservas, e 84% devem esgotar a ocupação dos leitos. Sobre aumento nos preços da hospedagem, 91% disseram que irão manter as tarifas como estão. Apenas 9% confirmaram reajuste.

“As expectativas são muito boas com o primeiro Carnaval pós-pandemia. Brasília deve manter o ritmo de retomada que vimos na passagem do ano, tornando-se um bom destino para turistas com diferentes perfis. Temos aqueles que vem para festejar, mas também aqueles que vêm a trabalho. Outros chegam para visitar a família ou estão de passagem para conhecer regiões próximas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Perfil dos foliões

Dos 541 entrevistados na pesquisa, 56% disseram gostar da data. Outros 44% afirmaram que não. Do total, mesmo aqueles que não gostam do feriado, 51% já se planejaram para aproveitar os cinco dias de festa, que este ano ocorrem entre os dias 17 e 21 de fevereiro.

O dia preferido para pular Carnaval no Distrito Federal é o domingo, com 29,3% de escolha entre os entrevistados. Em seguida estão o sábado (26,1%), a sexta-feira (16%), segunda-feira (15,3%) e terça-feira (13,3%).

Viajar é a principal intenção daqueles que se planejaram, com 35,04%. Na sequência, há aqueles que vão descansar em casa (24,82%), ir a festas carnavalescas (20,44%), frequentar bares e restaurantes (8,76%), além de eventos religiosos (5,84%) e seguir com o trabalho e estudos (5,11%).

Qualidade do Carnaval

Os entrevistados avaliaram também a qualidade do Carnaval no Distrito Federal. Para 30% deles, o período de festas apresentou melhoras nos últimos cinco anos. Já 70% dos entrevistados afirmaram que piorou.

Entre os fatores que contribuíram para a percepção positiva, constam o aumento no número de atrações (33,85%), melhoria na segurança (33,85%), melhoria na organização (20%), controle de aglomeração (6,15%) e diversidade (6,15%).

Já entre os itens que influenciam na piora do Carnaval ao longo dos anos estão excesso de bebida, drogas e violência (44,56%), segurança (14,51%), falta de atrações (13,47%), piora na aglomeração (7,77%), falta de investimento (7,25%), alta dos preços (6.22%) e falta de fiscalização do trânsito (6,22%).

“Na nossa avaliação, o Carnaval do DF melhorou, sim, nos últimos anos. Hoje temos uma maior variedade de blocos e festas, muitas vezes com atrações de fora. O setor de eventos explorou bem esse nicho e estamos trabalhando para melhorar cada vez mais”, observa o presidente do Sistema Fecomércio-DF.

Comércio

Os gestores de agências de viagens confirmam otimismo no feriado. Segundo a pesquisa, 80% espera esgotar as vendas de reservas e passagens para que brasilienses viagem no Carnaval.

Em relação ao horário de funcionamento das lojas, 74% pretendem manter o comércio aberto durante o feriado. Os 26% restantes não irão funcionar. Quanto ao horário de funcionamento, apenas 14% devem operar em horário especial. Os demais, 86%, seguem no horário comercial.

Para esta época, a contratação de mão de obra temporária não terá grande impacto como nas festas de fim de ano. Apenas 2% dos entrevistados disseram que irão reforçar as equipes, gerando a média de uma contratação por empresa.

Sobre os estoques, 70% dos empresários já se preparam para a data. Desse total, 61% disseram que não aumentarão os preços. O restante aumentará os valores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?