Carnaval 2020: Segurança registra 105 ocorrências em blocos no DF
Balanço do fim de semana teve apreensão de 50 armas brancas e o atendimento de um jovem esfaqueado no braço
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) registrou 47 furtos de celulares nos blocos de pré-Carnaval da capital federal. De acordo com levantamento da pasta, houve também a apreensão de 50 armas brancas e o registro de 13 ocorrências de uso e porte de drogas, três por desacato e nove furtos diversos. No total, foram 105 ocorrências no último fim de semana.
No domingo (16/02/2020), um jovem de 17 anos foi encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) após ser atingido por arma branca no antebraço. O caso ocorreu nas imediações do bloco Encosta que cresce, no Parque da Cidade.
De acordo com a secretaria, o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) reuniu as observações, em tempo real, com auxílio de câmeras de videomonitoramento. O trabalho no Ciob concentrou 21 instituições do Governo do Distrito Federal (GDF), entre elas, a Polícia Militar (PMDF) — 1,8 mil policiais atuaram no fim de semana, principalmente na revista de foliões — e a Civil (PCDF).
Apesar de o trabalho de socorro ser feito, no geral, por empresas contratadas pelos blocos, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) fez atendimentos na área externa do Ginásio Nilson Nelson e Complexo Funarte, onde se concentraram o Carnaval no Parque, o Projeto Sol a Pino e o Essa Boquinha eu Já Beijei.
Assim, os grupamentos do Sudoeste (45º GBM) e Brasília (1º GBM) fizeram cinco atendimentos: uma pessoa se cortou sozinha, uma teve uma síncope e três sofreram quedas.
Trânsito
Já o Departamento de Trânsito (Detran-DF) trabalhou no controle de tráfego do bloco Carnaval do Parque, com um ponto de controle na altura do Tribunal de Contas do Distrito Federal e outro em frente ao ginásio Nilson Nelson, às margens da via N1.
Também houve duas operações maiores com o intuito de fiscalizar motoristas alcoolizados. Desse modo, foram flagrados 32 condutores sob efeito de álcool e três com a CNH vencida há mais de 30 dias. O Detran também autuou 80 veículos por estacionamento irregular na área do Plano Piloto — 30 carros acabaram removidos nas operações realizadas.
A Defesa Civil também foi chamada por causa da queda de um piso da estrutura montada para apoio do bloco Cafuçu do Cerrado, no Setor Bancário Norte, no domingo. Uma pessoa teve escoriações na mão, mas não quis ir ao hospital. De acordo com os agentes, aconteceu a ruptura de uma peça metálica, necessária para sustentação, que não foi bem soldada, além de apresentar oxidação.
O proprietário do palco e engenheiro responsável pelo laudo de estabilidade estrutural devem comparecer na Defesa Civil para esclarecer a situação. Se o problema não for resolvido, a estrutura não poderá ser utilizada nos dias da folia.