metropoles.com

Cargo de técnico judiciário do TJDFT passa a exigir diploma superior

Com derrubada de veto ao trecho da norma sobre o tema, exigência passa a constar na lei que aumenta o número de cargos de analista no TJDFT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Prédio do Tribunal de Justiça do DF e Territórios
1 de 1 Prédio do Tribunal de Justiça do DF e Territórios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Apesar de vetado por Jair Bolsonaro (PL), o trecho da lei que obriga técnicos judiciários do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) a ter diploma de ensino superior volta a valer.

Na última quinta-feira (15/12), o veto voltou para o Congresso Nacional para apreciação, e os parlamentares votaram pela derrubada da decisão presidencial.

O trecho promulgado consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22/12) e faz parte da Lei nº 14.456/2022, que aumenta a quantidade de cargos no TJDFT.

Sancionada em 21 de setembro, a lei transforma cargos vagos das carreiras de auxiliar e técnico judiciário em postos abertos da carreira de analista do quadro permanente da Corte.

Com isso, passa-se a exigir diploma superior para a função de técnico. Ao vetar o artigo, o presidente da República havia argumentado que o dispositivo legal aprovado pelo Legislativo invadia competência do Judiciário, por alterar o quadro de pessoal desse Poder. Nesse caso, a responsabilidade caberia ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O trecho da lei não constava no projeto de lei original e passou a integrá-lo por meio de emenda durante a tramitação na Câmara dos Deputados.

O que diz a lei

O texto acrescenta 118 cargos de analista judiciário ao quadro de servidores públicos do TJDFT, com a transformação de quatro vagas de auxiliar e 192 de técnico. À época da sanção, o relator da matéria no Senado, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), defendeu a medida, que não acarreta aumento das despesas públicas.

“[É] adequado, então, que o TJDFT altere o seu quadro de servidores para buscar maior preponderância de profissionais da área jurídica, diretamente ligados à sua atividade finalística, bem como da área de tecnologia de informação, para dar suporte à automação de procedimentos e também consolidação do Processo Judicial Eletrônico”, afirmou à Rádio Senado, em setembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?