Cardeal Dom Paulo Cezar participa de missa na Catedral Metropolitana
O arcebispo de Brasília foi nomeado como cardeal pelo Papa Francisco, em cerimônia no Vaticano, no final de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
Após ser nomeado cardeal pelo Papa Francisco, o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, de 55 anos, participou de uma missa de acolhida na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A celebração ocorreu na manhã deste sábado (3/9).
Dom Paulo Cezar Costa recebeu a nomeação em uma cerimônia no Vaticano, junto de outros 19 agraciados, no último sábado (27/8). Ele retornou para a capital federal nessa quinta-feira (1º/9).
Na missa de acolhida, o cardeal foi recebido com honras militares pela Polícia Militar do DF com a execução de cantos pela banda marcial da corporação. Antes da celebração, ele orou na capela da Catedral.
Veja fotos da celebração:
Nomeação como cardeal
O anúncio foi feito durante o oitavo Consistório do papa Francisco, que criou 20 novos cardeais, dos quais 16 têm menos de 80 anos. Estes são, portanto, eleitores em um futuro Conclave, segundo informações do site Vatican News.
Dom Paulo Cezar Costa foi nomeado arcebispo da capital do país no fim de 2020.
Os cardeais são, em geral, os bispos das mais importantes dioceses do mundo, apesar de, na teoria, padres e diáconos também poderem exercer tal função. Eles assessoram diretamente o papa em questões administrativas e econômicas. E, se tiverem menos de 80 anos, ficam responsáveis por eleger um novo papa.