Cardeal dom José Freire Falcão tem piora em quadro de Covid e é intubado
O quadro respiratório e renal do arcebispo está instável. Ele precisou passar pelo procedimento na madrugada desta sexta-feira (24/9)
atualizado
Compartilhar notícia
O arcebispo emérito de Brasília, cardeal dom José Freire Falcão, de 95 anos, apresentou piora no quadro respiratório e renal, após complicações em decorrência da Covid-19. Devido à condição delicada de saúde, ele precisou ser intubado na madrugada desta sexta-feira (24/9).
Dom José Freire Falcão está internado desde o dia 17 de setembro, após testar positivo para o novo coronavírus. Ele completará 96 anos em outubro.
“Pedimos a toda a Arquidiocese que continuem nesta grande comunhão de orações, rezando a Deus, pedindo a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pio e São João Paulo II, seus santos devotos por este grande e zeloso pastor de nossa igreja”, disse a Arquidiocese de Brasília, por meio de nota.
História
O cardeal Dom José Freire Falcão foi o segundo arcebispo de Brasília, ficando à frente da Arquidiocese entre 1984 e 2004, quando se aposentou.
Sempre fiel ao lema episcopal, “In humilitate servire” (Servir na humildade), Dom Falcão ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal.
O cardeal preparou a recepção ao Papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras coisas. Participou, em 2005, dos funerais de João Paulo II e do conclave que elegeu o Papa Bento XVI.
O religioso nasceu em 1925, na cidade de Ereré (CE). Com a apoio e incentivo da família, desde cedo sonhou em ser sacerdote.
Leia a nota emitida pela Arquidiocese de Brasília:
“Na madrugada deste dia, 24 de setembro, Dom Falcão teve uma piora em seu quadro respiratório e renal sendo necessária uma intubação respiratória para dar um conforto maior a sua condição.
O Cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, está internado desde o dia 17 de setembro, como medida preventiva, após testado positivo para o COVID-19. O Cardeal completará 96 anos em outubro.
Pedimos a toda a Arquidiocese que continuem nesta grande comunhão de orações, rezando a Deus, pedindo a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pio e São João Paulo II, seus santos devotos por este grande e zeloso pastor de nossa igreja”.