Caravana do DF parte em direção a Porto Alegre para julgamento de Lula
Três ônibus saíram do Plano Piloto com destino à capital gaúcha. PT-DF estima que 600 militantes viajem para acompanhar julgamento
atualizado
Compartilhar notícia
Saiu neste domingo (21/1) a caravana organizada pelo PT-DF para o acompanhamento do julgamento do ex-presidente Lula, na próxima quarta-feira (24/1), em Porto Alegre (RS). O grupo se reuniu do estacionamento do Hotel Nacional, no Setor Hoteleiro Sul, por volta das 16h.
Da capital federal, partiram três ônibus com 58 lugares, cada. Os veículos estavam lotados. A expectativa do partido é de que 600 ativistas brasilienses compareçam à cidade gaúcha para o julgamento: segundo informaram, vários militantes irão de carros próprios, ônibus interestaduais e aviões.
A caravana de Brasília vai se juntar às cerca de 300 que são esperadas pela organização dos atos em defesa do ex-presidente em Porto Alegre. Os grupos vão montar residência no Anfiteatro Pôr do Sol, a cerca de 1km da sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde ocorrerá o julgamento de Lula.
Além de acompanhar a sessão, os grupos de militantes vão participar da agenda de atos em prol de Lula na próxima semana. A presença do petista, inclusive, é esperada na terça-feira (23/1), véspera do julgamento. Segundo os organizadores, 50 mil militantes devem comparecer às atividades em Porto Alegre.
Julgamento
No próximo dia 24, a 8ª Turma do TRF-4 vai julgar recursos da defesa de Lula e do Ministério Público Federal (MPF). Em julho do ano passado, o ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo a acusação, o ex-presidente beneficiou a construtora OAS em contratos om a Petrobras. Em troca, teria recebido um apartamento triplex na cidade de Guarujá, a realização de melhorias no imóvel e o pagamento de um depósito para armazenar parte de seu acervo pessoal. A defesa do petista nega as denúncias e pede absolvição. Já o MPF quer o aumento da pena.