Cappelli defende G. Dias e provoca generais bolsonaristas: “Onde estão Heleno e Braga Neto?”
Ricardo Cappelli usou as redes sociais para defender Gonçalves Dias, que pediu demissão do comando do GSI após divulgação de imagens do 8/1
atualizado
Compartilhar notícia
Ricardo Cappelli, ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), usou as redes sociais para defender o general Gonçalves Dias, que comandava o GSI até a última quarta-feira. O militar pediu demissão do cargo após a divulgação de imagens mostrando o Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro. Nas gravações, Dias conversa e caminha junto com invasores.
“Eu sei o que vi e ouvi comandando as tropas no dia 8/1. Não é possível falsificar os fatos criando uma narrativa a-histórica como tentam fazer extremistas terraplanistas. Onde estão Heleno e Braga Neto? Se há um general conspirador e golpista, certamente não é o honrado G.Dias”, escreveu Cappeli.
Eu sei o que vi e ouvi comandando as tropas no dia 8/01. Não é possível falsificar os fatos criando uma narrativa a-histórica como tentam fazer extremistas terraplanistas. Onde estão Heleno e Braga Neto? Se há um general conspirador e golpista, certamente não é o honrado Gdias.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 23, 2023
O atual chefe do GSI falou sobre a responsabilidade dos generais Augusto Heleno e Braga Neto pelos atos antidemocráticos. Os militares participavam do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sendo Heleno o comandante pelo Gabinete de Segurança Institucional na última gestão.
Gonçalves Dias nega responsabilidade por ato golpista
Após quase cinco horas de depoimento, G.Dias deixou a sede da Polícia Federal, na Asa Norte, em Brasília, pouco depois das 13h30 dessa sexta-feira (21/4). Dias chegou ao local por volta das 8h45.
Ao Metrópoles, o ex-ministro afirmou que não tem “qualquer responsabilidade omissiva ou comissiva” nos atos de 8 de janeiro. Além disso, declarou que o depoimento foi “excelente” e que confia nas investigações da Polícia Federal.
“O comparecimento na sede da Polícia Federal é, para mim, uma grande oportunidade de esclarecer os fatos que têm sido explorados na imprensa. Confio na investigação e na Justiça, que apontarão que eu não tenho qualquer responsabilidade seja omissiva ou comissiva nos fatos do dia 08 de janeiro”, pontuou.
Ex-chefe do GSI circula pelo Planalto no 8/1
Imagens divulgadas pela CNN Brasil exibiram G.Dias, dentro do Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro, numa atitude de aparente permissividade junto aos invasores.
Confira as imagens da ação do GSI no 8/1:
Além de Gonçalves Dias, militares do GSI, que são responsáveis pela segurança de autoridades e do Planalto, aparecem guiando os invasores para portas de saída, em clima ameno.