GDF lança edital para manejo de capivaras e combate a carrapatos
Projeto também vai analisar a situação de carrapatos associados aos animais silvestres e definir ações de educação e saúde para a população
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Brasília Ambiental) lançou um edital para contratar uma organização da sociedade civil (OSC) para o manejo de capivaras e carrapatos na capital.
O edital foi publicado no Diário Oficial (DODF) desta quinta-feira (18/7). A OSC selecionada receberá R$ 1,5 milhão para trabalhar em parceria com o Brasília Ambiental por três anos.
Segundo o edital, além do manejo das capivaras e dos carrapatos eventualmente associados aos animais silvestres, o projeto inclui monitoramento, ações de educação ambiental e em saúde no DF.
Encontros entre humanos, animais de estimação e capivaras têm sido rotina em diversos pontos do DF, a exemplo da orla do Lago Paranoá e o Parque de Águas Claras.
Alguns casos viralizam, como o flagrante de 15 capivaras andando em fila indiana em uma área residencial do Lago Sul (foto em destaque).
No entanto, há registros menos fofos, como quando dois cães ficaram feridos após se aproximarem de um grupo de capivaras no Lago Paranoá.