Cão come tênis e chinelos, e passa por cirurgia delicada no DF
Animal engoliu cerca de 800g de objetos e impressionou o próprio dono. História foi postada na rede social do veterinário que operou o pet
atualizado
Compartilhar notícia
Chakal, cachorro de um ano e meio da raça Bull Terrier, impressionou o seu tutor Renato Mansur, de 34 anos. O animal passou por uma cirurgia delicada para retirar cerca de 800g de objetos que havia devorado. Entre os itens comidos por Chakal estavam um par de tênis e outro de chinelos, fios de energia, barbantes e plástico. O caso ocorreu no Distrito Federal.
Mansur descobriu que algo não ia bem com o seu cão, depois de o animal passar cerca de uma semana vomitando, e procurou um veterinário. O bicho também chegou a defecar a “língua” (parte superior) de um dos tênis engolidos. Enquanto passava mal, Chakal rejeitava a ração e perdeu cerca de 7kg.O atendimento foi feito pelo veterinário Guilherme Tormin. Ao submeter o cachorro a um raio-x, o especialista identificou a parte de um fio, parecido com arame, no estômago do cãozinho. Mas, ao tocar a barriga do cachorro durante o exame clínico, Tormin percebeu que o paciente tinha engolido objetos mais consistentes.
Segundo o veterinário, cães da raça terrier costumam ter esse tipo de comportamento mesmo quando já são adultos. “Ao perceber que o abdômen dele estava dilatado, solicitei exames e decidimos fazer a laparotomia exploratória – cirurgia para abrir o abdômen e retirar os objetos do estômago”, explicou. A cirurgia foi delicada, segundo o médico.
Ele decidiu gravar o procedimento e mostrar ao tutor de Chakal: Renato Mansur pensava que o animal havia ingerido somente cadarços e espuma de tênis. O veterinário também pediu autorização do dono para divulgar o vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira (12/5), como alerta para outros responsáveis por bichinhos com menos de dois anos, considerados ainda filhotes e, portanto, mais propensos a tais estripulias.
Veja postagem e vídeo do veterinário responsável pelo atendimento a Chakal:
O terrier se recuperou muito bem e 20 dias após a cirurgia já realizava normalmente as atividades do dia a dia. Mas, na última semana, Mansur relatou que Chakal comeu um pé de manjericão: prova de que alguns hábitos não mudam do dia para a noite.