Cano entope e casa no DF é inundada por água de esgoto. Veja fotos
Caso ocorreu no Areal, em Águas Claras (DF). Caesb identificou “gato” na residência, e Corpo de Bombeiros quebrou muro para escoar o imóvel
atualizado
Compartilhar notícia
Uma casa no conjunto 6 do Areal, em Águas Claras (DF), ficou alagada após o sistema de esgoto da residência entupir. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi acionada e descobriu que havia ligações clandestinas no imóvel, o popular “gato”.
O incidente ocorreu nesta terça-feira (9/7) e não deixou feridos. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado antes da Caesb. Os militares tentaram fazer o desentupimento com bombas de sucção, sem sucesso. Decidiram, então, abrir um buraco em um muro para que os resíduos do esgoto escoassem.
O CBMDF acionou a Caesb, e os agentes constataram irregularidade nas ligações de água e de esgoto. “Trata-se de uma região que não é atendida pelas redes da Companhia”, informa. Ainda assim, o órgão afirma que desentupiu a tubulação de esgoto e fez a limpeza da casa.
Veja fotos do atendimento:
A Caesb alega que tomará medidas para eliminar os “gatos” e evitar que o problema ocorra em outras casas. “É preciso lembrar que as ligações clandestinas de água e de esgoto podem causar danos tanto ao meio ambiente quanto às próprias pessoas que as realizam. Há o risco de contaminação por doenças pelo retorno do esgoto, além de prejuízos aos imóveis”, alerta.
A empresa recomenda que a população denuncie ligações clandestinas de água ou de esgoto. É possível registrar ocorrências por meio dos Central 115, (61) 3029-8428 WhatsApp e Ouvidoria (3329-9090). No site oficial da empresa (www.caesb.df.gov.br) é possível ter acesso a esses canais. Os postos do Na Hora também estão à disposição.