Candidatos a reitor da UnB farão primeiro debate nesta quinta-feira (6/8)
O evento será transmitido pelo YouTube da Comissão Organizadora da Consulta (COC), a partir das 18h30, e também pelo canal 12 da NET
atualizado
Compartilhar notícia
Candidatas e candidatos à reitoria da Universidade de Brasília (UnB) vão participar do primeiro debate eleitoral nesta quinta-feira (6/8). A partir das 18h30, o evento será transmitido pelo YouTube da Comissão Organizadora da Consulta (COC). O Metrópoles também exibirá a programação em seus canais do Facebook e do YouTube.
Para quem não tem internet em casa, a mesa-redonda poderá ser vista pela TV Comunitária, no canal 12 da NET. O primeiro turno da eleição contará com mais três debates, marcados em agosto nos dias 12, às 10h30; 18, às 18h30; e 24, às 14h.
A primeira rodada de debates será mediada pela jornalista e diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan.
As regras foram acordadas entre as quatro chapas concorrentes e a Comissão Organizadora. Elas podem ser conferidas neste link. Toda comunidade acadêmica da UnB terá direito a voto na eleição. Trata-se de um universo de aproximadamente 50 mil pessoas. Em função da pandemia da Covid-19, o certame será on-line e está marcado para ocorrer entre os dias 25 e 26 de agosto.
Chapas
Quatro chapas participam da corrida eleitoral pela reitoria da UnB para o quadriênio 2020/2024. Confira:
81: Unifica UnB, dos professores Virgílio Arraes e Suélia Fleury
83: Tempo de Florescer, das professoras Fátima Sousa e Elmira Simeão
86: Somar, da atual reitora, Márcia Abrahão, e do vice-reitor, Enrique Huelva
89: UnB Pode Muito Mais, dos professores Jaime Santana e Gilberto Lacerda
Perfil dos candidatos
Virgílio Caixeta Arraes é graduado, mestre e doutor em história pela UnB e pós-doutor em história pela Université de Montréal (Canadá). Sua produção tem ênfase nos Estados Unidos.
Ocupou o posto de presidente da Associação dos Docentes da UnB (ADUnb) entre 2016 e 2018, sendo vice-presidente da instituição no biênio anterior.
Jaime Martins de Santana é diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB. É biólogo com mestrado em biologia molecular pela Universidade de Brasília e doutorado em patologia molecular, pela UnB e Universidade de Poitiers-França.
Martins prestou serviço gratuitamente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em dois projetos. Participou do grupo de trabalho para análise e classificação dos cursos de pós-graduação e na internacionalização de parcerias.
Fátima Sousa é professora associada do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde (DSC/FS) e atua na pós-graduação em Saúde Coletiva e Ciências da Saúde. Pelo PSol, disputou o Governo do DF (GDF) na eleição de 2018. Teve 65.648 votos.
Foi diretora da FS de 2014 a 2018. Implantou e coordenou o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e participou da implantação do campus da UnB em Ceilândia.
Márcia Abrahão Moura é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Universidade de Brasília. Coordenou o Reuni, programa de reestruturação das universidades federais. No período, foram criados 36 cursos de graduação na UnB, muitos deles noturnos.
Atualmente, Márcia coordena a retomada das aulas na Unb, no modelo remoto. Durante sua gestão, a universidade puniu com expulsão, anulação de créditos e cassação de diplomas 25 estudantes acusados de fraudar o sistema de cotas raciais.
Caso ocorra 2º turno, serão realizados novos debates. O primeiro será em 1º de setembro, às 18h30. O segundo, no dia 7 do mesmo mês, às 15h.