Campanhas de agasalhos arrecadam doações no DF. Saiba como ajudar
ONGs e forças de segurança lançaram campanhas para ajudar pessoas em situação de rua, em diversas partes do DF, durante período de friagem
atualizado
Compartilhar notícia
Com as quedas na temperatura no Distrito Federal registradas nesta época do ano, diversas campanhas de doações de agasalhos tomaram a capital do país, voltadas a ajudar pessoas em situação de rua, o público mais vulnerável ao frio intenso.
No início do mês passado, a temperatura caiu a 10°C. E, em 18 de maio, os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram mínima de 9,9°C, na estação do Gama — o menor indicador do ano até agora.
Corpo de Bombeiros
A partir desta quinta-feira (1º/6), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) promove a Campanha Agasalho Solidário 2023. Os interessados poderão deixar doações em qualquer quartel operacional ou no do Comando-Geral, no Setor de Administração Municipal (SAM) — bem como no centro de capacitação física e na academia da corporação, ambos no Setor Policial Sul.
O foco da campanha é arrecadar agasalhos e cobertores, separados preferencialmente por tamanho. Os itens deverão estar em boas condições de uso, lavados com água e sabão e armazenados em sacolas transparentes.
Polícia Militar
Assim como os bombeiros, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) promove uma campanha do agasalho. As doações de cobertores, casacos, meias, luvas e gorros podem ser feitas até 30 de junho, em todas as unidades da corporação.
Projetos sociais
A organização não governamental (ONG) BSB Invisível também começou campanha contra o frio. O projeto reunirá casacos, calças, meias, toucas, luvas, cobertores, cachecóis e calçados para entrega à população em situação de rua do DF.
As entregas começaram e tem ocorrido todas as noite, em diversos pontos da capital federal. Confira aqui os locais de coleta.
Além disso, a organização monta kits de frio personalizados, com moletom, cobertor, par de meias e touca para doação. Os conjuntos custam R$ 100. Quem tiver interesse em colaborar pode fazer transferências por Pix (e-mail bsbinvisivel22@gmail.com) ou entrar em contato com a ONG pelo telefone 61 981-515-503 (Maria Baqui).
O grupo No Setor entra no quarto ano da campanha Aqueça Vidas. As doações de cobertores, agasalhos, calças, meias, tênis, chinelos e acessórios para o frio, como cachecol, touca e luva, podem ser feitas em diversos pontos de coleta. Veja a lista de locais aqui.
Rodoviária Interestadual
Na Rodoviária Interestadual de Brasília, também é possível fazer doações. A Socicam, empresa privada responsável pela gestão de terminais de ônibus, disponibilizou pontos de arrecadação no local. A campanha termina em 21 de julho.
Coletas por garis
A Sustentare Saneamento também lançou uma campanha para arrecadar roupas de frio e cobertores para instituições de caridade selecionadas pelo Departamento de Responsabilidade Social da empresa.
As doações podem ser feitas nos Distritos de Limpeza de Brazlândia, Ceilândia, Samambaia e Taguatinga, diretamente aos coletores da Sustentare, ou por meio de equipes que buscam os itens em qualquer endereço do DF. Para agendar, basta ligar para: 61 3245-1646 ou 61 991-241-988.
Endereços dos Distritos de Limpeza:
- Brazlândia (St. Norte, Área Especial 2, FP, Lotes I a L)
- Ceilândia (QNP 28, área especial)
- Samambaia (EQR 301/302, ao lado da Administração Regional de Samambaia)
- Taguatinga (St. G Norte, Serviço de Limpeza Urbana 3)