Campanha pela saúde mental materna terá programação gratuita no DF
Ações serão gratuitas e abertas a todo o público. Sugestão é de que participantes se vistam com camiseta da campanha ou de branco
atualizado
Compartilhar notícia
Neste mês, o Distrito Federal terá diversas ações por ocasião da campanha Maio Furta-Cor, com objetivo de dar visibilidade à saúde mental materna. Os eventos, organizados por psicólogas e interessados no tema, incluirá lives, palestras e rodas de conversas para sensibilizar a população e estimular a construção de políticas públicas voltadas ao público-alvo da iniciativa.
Uma das principais lutas dos representantes da campanha é pela regulamentação da Lei Distrital nº 7.163/2022, que inclui o Maio Furta-Cor no calendário oficial de eventos do DF. No fim de semana, a população — independentemente do gênero — poderá acompanhar diversas atividades gratuitas em alusão ao tema. Os organizadores sugerem que o público use camiseta branca ou a própria da iniciativa.
A campanha deste ano tem o tema “Por uma maternidade mais feliz”. Outro ponto abordado em 2023 será a vida de mães atípicas — as que têm filhos com alguma deficiência ou síndrome rara — e a maternidade de mulheres pretas.
Mês especial
Maio foi escolhido estrategicamente para a campanha, devido à comemoração do Dia das Mães. Os responsáveis pela inciativa defendem que, antes de celebrar a vida delas, é necessário olhar, escutar e dar atenção ao público-alvo, que pode enfrentar sofrimento psíquico sem se dar conta.
Pesquisas revelam que uma em cada quatro mulheres sofre violência no parto; 25% fica deprimida no puerpério; e a mesma porcentagem perde o emprego após dar à luz.
Confira a programação completa:
Maio Furta-cor 2023 by Francisco Dutra on Scribd