metropoles.com

Campanha da OAB-DF arrecada itens de higiene para mulheres vulneráveis

Segunda edição da campanha Doe Dignidade termina nesta 6ª. Absorvente íntimo é um dos principais itens de necessidade da lista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/OAB-DF
Imagem colorida mostra mulheres segurando kits de higiene básica
1 de 1 Imagem colorida mostra mulheres segurando kits de higiene básica - Foto: Divulgação/OAB-DF

A segunda edição da campanha Doe Dignidade, para arrecadação de material de higiene pessoal, promovida pela seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), termina nesta sexta-feira (25/8). As doações serão destinadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social moradoras do Sol Nascente.

Com apoio da Comissão OAB Social, a Comissão da Mulher Advogada promove a ação para atendimento de necessidades básicas das mulheres. Entre os principais itens de arrecadação da campanha estão absorvente, sabonete, xampu, condicionador, pasta e escova de dente.

As doações devem ser entregues no estacionamento da OAB-DF, no SEPN 516, Bloco B, Lote 7, na Asa Norte. A previsão é de que os itens sejam entregues na próxima quinta-feira (31/8).

4 imagens
Próxima entrega de kits será na próxima quinta-feira (31/8), no Sol Nascente
Primeira edição da campanha arrecadou itens para mulheres da Estrutural
Campanha Doe Dignidade é promovida pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-DF
1 de 4

Em 2022, campanha arrecadou mais de 5 mil itens

Divulgação/OAB-DF
2 de 4

Próxima entrega de kits será na próxima quinta-feira (31/8), no Sol Nascente

Divulgação/OAB-DF
3 de 4

Primeira edição da campanha arrecadou itens para mulheres da Estrutural

Divulgação/OAB-DF
4 de 4

Campanha Doe Dignidade é promovida pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-DF

Divulgação/OAB-DF

Presidente da Comissão da Mulher Advogada, a doutora em direito Nildete Santana de Oliveira afirma que, na primeira edição, a iniciativa arrecadou cerca de 5 mil itens de higiene básica, que se transformaram em 150 kits para doação.

“Nesta edição, pretendemos triplicar o total para 15 mil e fazer ainda mais kits do que no ano anterior [2022]. Temos priorizado a arrecadação de absorventes”, destacou Nildete.

As doações para a Campanha Doe Dignidade também podem ser feitas por meio de transferência bancária, via Pix, para o CNPJ 0036.8019.0001-95. O comprovante com a identificação da transferência deve ser enviado para o WhatsApp 61 999-929-099 (Nildete).

A advogada lembra que a conscientização sobre a realidade das mulheres em situação vulnerabilidade é fundamental, especialmente porque absorventes íntimos, por exemplo, ainda são itens inacessíveis para muitas delas.

“Essa é uma campanha muito importante, porque promove a possibilidade de levar a essas mulheres o acesso a um item que dá dignidade e direito de igualdade. Muitas mulheres e meninas deixam de ir para a escola ou o trabalho porque não têm esse item de higiene básica. Devido às limitações financeiras, muitas deixam de ter uma rotina normal, pois não podem comprar absorventes”, reforçou a presidente da Comissão da Mulher Advogada.

Ilustração colorida de campanha
Campanha arrecada itens de higiene básica para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Pobreza menstrual na capital do país

Ao menos 271.374 mulheres do Distrito Federal podem ser consideradas em situação de pobreza menstrual. O total equivale a cerca de 17,3% da população do sexo feminino que mora na capital do país.

Apesar de haver uma lei distrital que garanta a disponibilização de absorventes e coletores menstruais a mulheres em situação de vulnerabilidade, recentemente, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) cobrou o Executivo local acerca do efetivo cumprimento da legislação.

Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) elencam na lista de pobreza menstrual mulheres e menina em situação de rua, presidiárias, beneficiárias do Programa Bolsa Família, entre outras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?