Campanha busca doador compatível de medula para aluno da UnB
Vítor Fernandes de Faria, 18 anos, tem a forma mais grave de leucemia. Ele precisa de um transplante urgente. Saiba como ajudar
atualizado
Compartilhar notícia
Tem apenas um mês que o aluno de Engenharia de Redes na Universidade de Brasília (UnB) Vítor Fernandes de Faria descobriu que estava com leucemia linfoblástica aguda tipo B, uma das formas mais graves da doença. De lá para cá, a vida dele e de toda a família mudou drasticamente. O estudante até começou rápido a quimioterapia. No entanto, o tratamento não fez efeito. Agora, ele precisa, com urgência, encontrar um doador de medula óssea compatível.
“Ele vem sendo muito corajoso e forte, tem uma fé inabalável, mas a gente tem que fazer a nossa parte. Estamos otimistas e esperançosos. Ele precisa encontrar um doador, já que foi classificado como um paciente de alto risco”, explica a servidora pública Lara Parreira, 27 anos, prima de Vítor.
Para aumentar o número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), Lara e outros familiares começaram uma campanha nas redes sociais. Eles pedem para que moradores do Distrito Federal procurem o Hemocentro e tornem-se doadores. “Quanto mais gente se cadastrar, melhor. Porque a chance de encontrar alguém compatível fora da família é de uma a cada 100 mil”, explicou.Lara ressalta que, para participar do cadastro, a pessoa precisa apenas doar um pouco de sangue, não sendo um procedimento complexo ou invasivo. “A coleta de medula óssea só é realizada caso o doador seja compatível com alguém que tenha a doença e esteja no sistema do Redome. Quem puder doar irá ajudar a gente a aumentar as chances, não só do Vítor, mas das outras pessoas que têm leucemia”, completou.
Como ser um doador:
- A primeira coisa a fazer é ligar no 160
- Escolha a opção 2 para agendar um horário no Hemocentro. Em Brasília, a unidade funciona no Setor Médico Hospitalar Norte 3 Conjunto A Bloco 3 – Asa Norte.
- Na data agendada, compareça ao local para colher uma pequena quantidade de sangue.
- A partir desse momento, você estará cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
- O Redome entrará em contato caso exista algum paciente compatível precisando da doação de medula.
- Não esqueça de manter o cadastro com número de telefone e endereço sempre atualizados
- Para quem for de fora do DF, basta procurar o Homocentro da sua cidade e agendar a visita para a coleta de sangue.
- Mais informações: www.redome.inca.gov.br