metropoles.com

Caminhões estão proibidos de passar pela Barragem do Paranoá

Quem descumprir a regra está sujeito a pagar multa de R$ 130,16 e levar quatro pontos na Carteira de Habilitação

atualizado

Compartilhar notícia

Joel Rodrigues/Agência Brasília
Recapeamento-da-pista-da-Barragem-do-Paranoá-pelo-SOS-DF-1024×682
1 de 1 Recapeamento-da-pista-da-Barragem-do-Paranoá-pelo-SOS-DF-1024×682 - Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A partir desta sexta-feira (1º/3), caminhões estarão proibidos de trafegar sobre a Barragem do Paranoá. Quem descumprir a regra está sujeito a pagar multa de R$ 130,16 e levar quatro pontos na Carteira de Habilitação. Os demais veículos terão que reduzir a velocidade para, no máximo, 40 km/h no local.

A decisão ocorreu após o governador Ibaneis Rocha (MDB) solicitar laudo a respeito da estrutura do local. O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, disse que a classificação é a de risco baixo, mesmo assim o fluxo de veículos com mais de dois eixos foi proibido.

A medida veio depois da tragédia com a barragem da Vale, em Brumadinho, Minas Gerais. No dia 1º de fevereiro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ajuizou uma ação civil pública para preservar a estrada de serviço da Barragem do Paranoá.

No processo, é requerida a construção de uma nova ligação entre a DF-001 (Estrada Parque do Contorno) e a DF-025 (Estrada Parque Dom Bosco). Também é solicitada uma liminar para impedir qualquer empreendimento, obra ou serviço que aumente o trânsito sobre o local até a inauguração de um novo trecho.

De acordo com a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), a via existente deveria servir apenas para os trabalhos de manutenção da usina hidrelétrica. Por isso, na ação ajuizada, o MP cobra do Distrito Federal, do Departamento de Estrada de Rodagens (DER) e da CEB Geração a construção de uma nova pista.

Em nota, o DER-DF afirmou que realiza estudos para a construção de uma nova ponte entre a DF-025 e a DF-001, com previsão para execução dos projetos ainda em 2019. “Quanto aos cuidados visando à preservação do pavimento existente, o órgão já iniciou sua restauração, a limpeza de saídas de água e drenos, além de iniciar, a partir de 1º de março, a proibição de tráfego de veículos pesados acima de dois eixos”, afirmou em nota. O órgão disse que ainda não recebeu nenhuma notificação do MPDFT para que seja interditada a passagem.

Reprodução/DER

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?