Câmera flagra filhotes de cães sendo abandonados em caixas no DF
Imagens mostram três pessoas largando uma caixa com dois filhotes. Dona de abrigo resgatou os animais
atualizado
Compartilhar notícia
Dois filhotes de cães foram abandonados na noite dessa segunda-feira (17/6), próximo ao comércio da QR 606 de Samambaia. Câmeras de segurança flagraram a cena.
As imagens mostram três pessoas se aproximando do comércio. Enquanto uma se mantém mais afastada, outras duas dão mais alguns passos e deixam a caixa. O trio sai em seguida.
Próximo ao local funciona uma clínica veterinária. Os funcionários resgataram os filhotes assim que perceberam o abandono e contataram a vendedora Maria Araújo, 46 anos, que tem um abrigo de cães e é cliente da loja. Maria, então, levou os animais para casa.
As pessoas que largaram a caixa com os filhotes ainda são desconhecidas. Maria registrou boletim de ocorrência alertando o sumiço e está dando lar temporário aos cães.
Terceiro caso em uma semana
Segundo Maria, é o terceiro caso de abandono na região em poucos dias. Ela afirma que, na semana passada, resgatou uma cadela de aproximadamente 2 anos de idade. “Uma amiga estava fazendo caminhada na nova ciclovia de Samambaia a Ceilândia e disse que viu uma mulher com uma cadela no colo, enrolada em uma coberta. Quando minha colega voltou, viu a cachorrinha abandonada na pista”, relata a mulher.
Maria, então, foi ao local e socorreu a cadela, que tem problemas de mobilidade e necessitava de cirurgia. Ela foi operada e se recupera em outra clínica, no Núcleo Bandeirante. “O problema dela parece ser antigo. Ela sofre de hérnia de disco, e não sabemos a causa”, conta a vendedora, que batizou a cachorrinha de Vida.
“Se a cirurgia da Vida ocorrer com sucesso, será um lindo caso de superação. O médico veterinário acredita que ela voltará a andar novamente. Estamos na expectativa.”
O outro caso de abandono teria ocorrido na QR 603. Maria afirma que resgatou uma cadela adulta com seis filhotes na região e levou para o seu abrigo, que fica no Jardim ABC, em Valparaíso de Goiás-GO. Assim como nos outros casos, o tutor dos animais é desconhecido.
A mulher pede ajuda com os custos da cirurgia da Vida. “As despesas dela ficarão em torno de R$ 6 mil”, explica. A vendedora também está disponibilizando os filhotes resgatados para adoção. “Nesta quinta (20/6), levarei eles para serem vacinados e vermifugados. Garanto a castração e acompanhamento médico por 15 dias após a doação”, assegura Maria. Ela estima que os bichos têm cerca de 2 meses de idade.
Caso alguém possa ajudar ou tenha interesse em adotar os filhotes, o telefone de contato de Maria Araújo é (61) 99683-6954.