metropoles.com

Câmara fará a primeira audiência pública para debater Uber no DF nesta quinta-feira

O projeto de lei do Executivo chegou à Casa na semana passada. Os pontos polêmicos serão discutidos pela sociedade no plenário da Câmara, às 15h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas
1 de 1 Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas - Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

A primeira audiência pública para debater o projeto de regulamentação do Uber no Distrito Federal acontecerá nesta quinta-feira (3/12). A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), convocou o encontro para 15h, no plenário da Casa. O projeto de lei do Executivo estabelece regras para o funcionamento do aplicativo de transporte individual de passageiros. O principal descontentamento dos motoristas do Uber é o fim da categoria X, modalidade popular do serviço.

Depois de vetar o Projeto de Lei 282/2015, de autoria do deputado Rodrigo Delmasso (PTN), que proibia o uso de aplicativos de transporte individual de passageiros remunerado, o governo criou um grupo de trabalho para elaborar o documento, apresentado após 90 dias de trabalho. A exclusão da categoria X e a manutenção somente do serviço Black, com carros de luxo, evitariam a concorrência direta com os taxistas.

O texto ainda proíbe servidores públicos de dirigirem carros do Uber; pede ficha com os antecedentes criminais dos condutores e determina que cada carro tenha somente um motorista. Na semana passada, o Uber publicou um vídeo com depoimentos de motoristas que participavam da categoria popular e dos que dividiam os carros.

Por meio de nota, a empresa disse reconhecer o “comprometimento do Executivo em desenvolver uma legislação para o transporte individual privado que resguarde o direito de escolha do cidadão”. No entanto, afirmou que é preciso avaliar outra questão: “o direito de trabalho de milhares de motoristas em todo o Brasil”.

Participação
Celina Leão chamou taxistas, condutores do Uber e sociedade civil para debaterem o assunto. “É a primeira oportunidade de ouvir o ponto de vista de todo mundo. Existe uma comissão do Uber, por exemplo, que acha o projeto ruim do jeito que está escrito”, afirma a presidente da Câmara. Celina ressalta que a intenção é votar a proposição ainda este ano.

A regulamentação é uma questão de segurança. O diálogo é a melhor forma de resolver os impasses causados entre taxistas e permissionários do Uber e não criar problemas no futuro

Celina Leão

O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio enfatiza que este é um momento de aperfeiçoamento do projeto. “A participação da Câmara Legislativa e da sociedade é fundamental para a lei aprovada seja ideal para a nossa cidade”, afirma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?