metropoles.com

Câmara dos Deputados aprova Dulcina de Moraes como heroína da pátria

Atriz Dulcina de Moraes teve importante contribuição à cultura brasileira e a profissionalização do teatro na história do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DULCINA DE MORAES
1 de 1 DULCINA DE MORAES - Foto: null

Pela contribuição à cultura brasileira, a atriz Dulcina de Moraes deve ser considerada heroína da pátria. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, aprovou a nomeação da personalidade para o livro de aço que reúne nomes como Tiradentes, Anita Garibaldi, Santos Dumont e Machado de Assis.

O Projeto de Lei nº 25, de autoria da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), destaca a legião de admiradores que Dulcina conquistou ao longo de sua carreira, como as estrelas Marília Pêra, Fernanda Montenegro e Bibi Ferreira. O PL foi aprovado nessa terça-feira (20/6).

Outro ponto é a contribuição da atriz para os direitos trabalhistas da personalidade. “Dulcina de Moraes dedicou a vida à profissionalização da categoria artística do teatro, lutando pelos direitos e pela dignidade dos profissionais que nela atuam”, reforça a justificativa do projeto.

No Instagram, a deputada comemorou a aprovação do projeto e informou os próximos passos para que o nome de Dulcina fique de vez no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. “A matéria vai agora para análise e votação no Senado Federal.”

Relatora do projeto na comissão, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) reforçou a importância de Dulcina para o Distrito Federal. “Em Brasília, criou a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e o Teatro Dulcina, no Setor de Diversões Sul”. Acompanhe a tramitação.

Risco de leilão

Atualmente, a faculdade Dulcina de Moraes está atolada em dívidas e corre o risco de ir a leilão. O prédio guarda relíquias da história do teatro, além de vestidos e obras de arte de valores inestimáveis para a cultura brasileira. Setenta anos da história do teatro estão mantidos em baús, armários e guarda-roupas no subsolo do Conic.

Em meio à poeira, um depósito acumula relíquias luxuosas, como figurinos de Dior e de Dijon, quadros do século 19, sapatos e chapéus feitos sob medida, entre outras peças que nem sequer foram descobertas. As peças de grife compõem um cenário abandonado do camarim de Dulcina de Moraes, embaixo da Fundação Brasileira de Teatro.

Veja parte do acervo:

11 imagens
Equipe trabalha para recuperar e encontra novos documentos
Registro da história do teatro
Perucas usadas pela Dulcina nos espetáculos
Até o momento 218 figurinos foram catalogados, há mais 1,8 mil
1 de 11

Quadro do século 19 é parte do acervo de Dulcina

Breno Esaki/Metrópoles
2 de 11

Equipe trabalha para recuperar e encontra novos documentos

Breno Esaki/Metrópoles
3 de 11

Registro da história do teatro

Breno Esaki/Metrópoles
4 de 11

Perucas usadas pela Dulcina nos espetáculos

Breno Esaki/Metrópoles
5 de 11

Até o momento 218 figurinos foram catalogados, há mais 1,8 mil

Breno Esaki/Metrópoles
6 de 11

Breno Esaki/Metrópoles
7 de 11

Casaco Dior foi encontrado entre figurinos de Dulcina

Breno Esaki/Metrópoles
8 de 11

Trabalho só pode ser feito pela manhã, para aproveitar luz do sol

Breno Esaki/Metrópoles
9 de 11

Obras de arte e chapéu sob medida são encontrados

Breno Esaki/Metrópoles
10 de 11

Vestido Dior foi usado como figurino em peça de Dulcina

Breno Esaki/Metrópoles
11 de 11

Breno Esaki/Metrópoles

“Dulcina é um patrimônio nacional”

O ator Deo Garcez defende Dulcina de Moraes como um patrimônio nacional para o teatro brasileiro. Em entrevista sobre a situação atual do Dulcina o ator ressaltou a importância da atriz para sua formação. “O ator que sou hoje é porque eu passei pela faculdade Dulcina de Moraes”.

Ator fez grandes obras nacionais, como as novelas Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, e está há oito anos em cartaz com a peça Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade. Deo chegou a ter aula com Dulcina.

“É o símbolo mesmo do profissionalismo, da qualidade técnica, da qualidade artística. A atriz grandiosa, genial e ao mesmo tempo mestra, porque ela ensinava muito bem, ela valorizava talentos”, contou em tom de admiração. O ator tinha saído do Maranhão para morar em Brasília e encontrou uma oportunidade de crescer na carreira artísticas estudando na fundação.

Veja a entrevista na íntegra: 

“A Dulcina é um patrimônio nacional, até um patrimônio histórico cultural do Brasil e, porque não dizer, do mundo. Uma mulher que teve toda a importância no século passado. Ela foi uma heroína, ela é uma heroína”, emendou o ex-aluno e ator global. Para ele, a admiração pela Dulcina aparece como uma bênção antes de entrar em cena. “No camarim, eu tenho sempre um porta-retrato com a foto dela ali, como uma inspiração. Ela é o meu amuleto”, declarou-se.

Sobre o título

O Livro Herói ou heroína da pátria é um título dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. O nome é registrado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — ou Livro de Aço, pois a obra de fato é formada por páginas de aço — abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Criado em 1992, o livro reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso.

Até março de 2023, 64 títulos foram inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, sendo 51 homens e 13 mulheres. São militares, escritores ou intelectuais, revolucionários, políticos, enfermeiros, inventores, músicos e um imperador. Essas informações são do Senado Federal.

Veja neste link os nomes que estão no livro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?