metropoles.com

Câmara aprova pacote de projetos para combater feminicídio no DF

Deputados distritais deram aval ao conjunto de PLs para prevenir o feminicídio e acolher as mulheres sobreviventes e os órfãos da violência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Diante da nova onde feminicídios, a Câmara Legislativa (CLDF) aprovou um pacote de projetos para prevenir e combater a violência contra a mulher. As propostas aprovadas nesta quarta-feira (23/6) também focam no acolhimento de vítimas e órfãos.

Os parlamentares aprovaram um conjunto de projetos elaborados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio. Também aprovaram o Projeto de Lei nº 1.737, de 2021 , proposto pelo deputado distrital Fábio Felix (PSol) para cuidar dos órfãos do feminicídio.

Segundo pesquisa da CPI, entre 2015 e 2021, pelo menos 137 crianças e adolescentes ficaram órfãos em decorrência desse tipo de crime. O projeto de lei tem o objeto de criar um sistema de acolhimento e recuperação para essas pessoas.

“Hoje a Câmara Legislativa do Distrito Federal deu uma resposta de ‘basta’ aos feminicídios: aprovou um projeto de lei que contribui para que mais mulheres não morram com medidas protetivas no bolso, de autoria da CPI do Feminicídio, e o PL Órfãos do Feminicídio: atenção e proteção, de minha autoria, para reconhecer o direito a atendimento em saúde, assistência social e assistência jurídica gratuita a crianças e adolescentes que veem suas mães morrerem pelas mãos dos próprios pais e eram desassistidas pelo Estado”, afirmou Felix.

O Projeto de Lei nº 1.982, de 2021, cria o Programa de Monitoramento Integrado de Medidas Protetivas de Urgência. Conforme a pesquisa da CPI revelou, muitas mulheres acabam sendo vítimas de feminicídio mesmo tendo Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) em seu favor.

Segundo a Secretaria de Segurança, apenas entre janeiro e junho de 2021 o DF registrou 16 casos de feminicídio. Em todo ano de 2020 foram registrados 17 crimes.

Além da casa-abrigo

Os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 1.983, de 2021, para aprimorar a assistência psicossocial a mulheres vulneráveis, após a estadia delas nas unidades de casa-abrigo no DF.

Outra proposta do Projeto de Lei nº 1.984, de 2021, é a criação de um sistema de coleta de informações para o enfrentamento e prevenção de violência doméstica e familiar.

A CLDF também aprovou o Projeto de Lei nº 1.729, de 2021, apresentado pela deputada Júlia Lucy (Novo). A proposta cria o Programa de Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos (Avarc).

Aprovados em 2º turno, os projetos seguem para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB). O chefe do Executivo local pode sancionar ou vetar as propostas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?