metropoles.com

Câmara aprova abertura de crédito de R$ 107,5 milhões para o Iges-DF

Valor é destinado ao custeio de despesa com o repasse do Contrato de Gestão do Iges referente ao mês de setembro deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Iges-DF
1 de 1 Iges-DF - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em votação nesta terça-feira (5/10), a abertura de crédito suplementar de R$ 107,5 milhões para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

O Projeto de Lei nº 2.154, de 2021, de autoria do Executivo local, determina a abertura de crédito ao Orçamento Anual do DF. O valor é destinado ao custeio de despesa com o repasse regular do Contrato de Gestão do Iges-DF referente ao mês de setembro deste ano.

Após um longo debate no plenário na Casa, o PL foi aprovado em segundo turno com 13 votos favoráveis, quatro contrários e nenhuma abstenção. Votaram contra os deputados Leandro Grass (Rede), Júlia Lucy (Novo), Fábio Felix (PSol) e Reginaldo Veras (PDT). Os distritais reclamaram do histórico de casos de corrupção ligados ao Instituto.

Deputados da base do governo defenderam que o repasse fosse feito para que não faltasse atendimento a pacientes em unidades do Iges. Apesar de criticarem o Instituto, os parlamentares de oposição Chico Vigilante (PT) e Arlete Sampaio (PT) também votaram a favor. 

“Sou contra o Iges, mas não posso com o meu voto ajudar no sentido das pessoas morrerem sem atendimento”, pontuou Chico Vigilante. “Existem pessoas que são atendidas lá e nós não podemos ter a irresponsabilidade de deixar fechar tudo isso”, afirmou Arlete Sampaio.

O general Manoel Pafiadache, secretário de Saúde do DF, e o general Gislei Morais, presidente do Iges-DF, estiveram na sessão e acompanharam a votação. Momentos antes do projeto ser votado, os representantes da Saúde se reuniram com parlamentares, para negociar a aprovação do crédito.

Segundo o projeto, o crédito suplementar será financiado pelo excesso de arrecadação com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?