Calor não dá trégua, e temperatura pode bater os 38ºC nesta 5ª no DF
Segundo o Inmet, há tendência de chuva em áreas isoladas. Capital enfrenta onda de calor com alerta vermelho de grande perigo até 6ª (17/11)
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de o Distrito Federal enfrentar pelo terceiro dia seguido recorde de calor em 2023, com temperatura acima dos 37ºC, os brasilienses devem se preparar para encarar mais um dia quente e seco.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (16/11), a temperatura mínima ficou em 19°C e a máxima pode bater novamente os 37ºC e chegar a 38ºC.
Há a tendência de chuva em áreas isoladas. A umidade relativa do ar vai variar entre 90% e 15%. O órgão prevê que o calor e a baixa umidade devem continuar pelo menos até sexta-feira (17/11).
“Para esta quinta-feira a variação de nebulosidade pode favorecer a possibilidade de chuva em áreas isoladas. Precipitações mais intensas só devem ser registradas a partir do fim de semana e da próxima semana”, explica a meteorologista Dayse Moraes.
Recorde de calor
Na quarta-feira (15/11) feriado da Proclamação da República, a temperatura se manteve alta, chegando a 37,3ºC na subestação de Águas Emendadas, em Planaltina. A umidade relativa do ar caiu a 17%.
Mesmo com o calorão, o DF ainda não bateu o recorde histórico de temperatura — registrado em outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.
Chuva
O DF registrou chuva em áreas isoladas nesta quarta. Moradores de Águas Claras compartilharam nas redes sociais a chegada das precipitações à cidade, amenizando um pouco o calorão.
Assista:
Há relatos, também, que choveu no Plano Piloto, em Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Riacho Fundo, Paranoá, Itapoã.