Caesb abre licitação para comprar robôs de monitoramento do esgoto
A licitação será realizada em 3/9. Segundo a Caesb, a intenção é que os rôbos identifiquem situações anormais na rede de esgoto
atualizado
Compartilhar notícia
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lançou, nesta terça-feira (20/8), um edital de licitação para a compra de dois “robôs inspetores”. A tecnologia, que será equipada com câmeras, deverá ser inserida na rede de esgoto do Distrito Federal. O valor da licitação foi mantido em sigilo pela companhia.
De acordo com a Caesb, os robôs serão utilizados “em missões bastante complexas a seres humanos”. Eles deverão inspecionar os 8 mil quilômetros da rede de esgoto da capital federal. A companhia não divulgou fotos dos robôs.
O objetivo deles é identificar situações anormais que estejam causando ou possam causar problemas ao pleno funcionamento da rede, como ligações clandestinas, acúmulo de lixo e vazamentos.
“Com as imagens captadas pelos robôs, a Caesb pode agir com maior rapidez e eficiência tanto na prevenção de danos, como vazamento, quanto nos serviços de reparos e desobstrução”, informou a companhia.
A licitação será realizada na modalidade de pregão eletrônico em 3 de setembro, às 9h. Podem participar as empresas cadastradas até o dia do certame, quando as participantes apresentarão proposta de preço. Vence quem oferecer o menor preço.
A empresa vencedora prestará serviços pelo prazo de 365 dias após a assinatura do contrato. O cadastramento das empresas é feito apenas por meio do site do governo federal.