Cães vítimas de maus-tratos ficavam em gaiolas a 35ºC no DF. Vídeo
PCDF resgatou os animais em uma invasão no DF. Os bichos foram encaminhados para tratamento e os tutores responderão na Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal resgatou oito cachorros em condições de maus-tratos em uma gaiola, nessa terça-feira (24/9), em uma invasão em Nova Jerusalém. Segundo os policiais, a temperatura chegava a passar dos 35ºC no recinto.
Veja:
Segundo a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/Cepema), entre os animais resgatados estavam dois adultos e seis filhotes.
De acordo com os policiais, um dos cães adultos estava acorrentado ao sol, exposto ao calor e sem acesso a água ou alimento.
A DRCA recebeu relatos de que os filhotes ficavam parte do dia presos em uma gaiola exposta diretamente ao sol, sem água ou comida e apresentavam sinais de desidratação, febre e estavam infestados por pulgas.
Fezes e pulgas
O segundo cão adulto estava preso em uma corrente curta dentro de um barraco escuro. O imóvel não tinha janelas, e o animal vivia em meio a fezes, sem água ou ração.
Ambos os adultos estavam infestados de pulgas e severamente desidratados. Foi necessário o uso de soro após serem encaminhados ao Hospital Veterinário Público (HVEP).
Flagrante
O “tutor” dos animais e um vizinho foram presos em flagrante por crime de maus-tratos. Os animais receberam atendimento médico-veterinário e, em seguida, foram levados para lares temporários.
A PCDF reforçou a necessidade urgente de voluntários dispostos a oferecer lares temporários para animais resgatados. Interessados em colaborar podem entrar em contato diretamente com a DRCA/Cepema, pelo número (61) 98626-1197 (WhatsApp).
A população também pode ajudar o trabalho de resgate de animais e prisão de criminosos pelo telefone 197. As denúncias podem ser anônimas.