Cães do DF podem ajudar os “aumigos” com doação de sangue. Saiba como
O Serviço Veterinário Público iniciou a campanha Junho Vermelho com o intuito de salvar vidas dos pets internados na unidade
atualizado
Compartilhar notícia
O Serviço Veterinário Público (Hvep), administrado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), iniciou, nesta quarta-feira (8/6), a campanha Junho Vermelho, que incentiva o cadastramento de pets como doadores de sangue. A iniciativa busca o apoio da população para salvar vidas dos pacientes da unidade, principalmente, em tratamentos de doenças, procedimentos cirúrgicos e atendimento a vítimas de acidentes.
De acordo com a diretora do Hvep, Mayara Cauper, apesar do serviço veterinário não contar com um banco de sangue, o cadastramento é uma alternativa efetiva para atender a demanda de cerca de 30 transfusões mensais.
“Nosso objetivo é incentivar a doação e manter cadastros atualizados. Assim, quando um paciente precisa de ajuda, conseguimos entrar em contato para que o tutor leve seu cão doador para o procedimento”, explica Mayara.
Os requisitos fundamentais para que o pet possa realizar doações são ter entre 2 e 6 anos, pesar mais de 27 kg, ser vacinado e vermifugado, livre de pulgas e carrapatos, não ter tido doença recente e ser dócil. “É muito importante que elas tenham um intervalo de três meses para não prejudicar a saúde do animal”, alerta a diretora.
Os tutores interessados em cadastrar o animal de estimação no banco de dados devem entrar em contato por meio do WhatsApp da unidade veterinária pelo número (61) 9 9938-5316.
Números do Serviço Veterinário Público (Hvep)
Em quatro anos de funcionamento, o Serviço Veterinário Público realizou 61.594 consultas, 214.745 administrações de medicamentos, 18.094 cirurgias, além de 217.602 exames laboratoriais e 68.912 exames de imagem. Pesquisas elaboradas pelo Brasília Ambiental sinalizam que a unidade tem 95% de índices de satisfação dos tutores de animais.
O Hvep oferece atendimento gratuito para cães e gatos de segunda a sexta-feira. O agendamento de consultas nas especialidades clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia é realizado no sistema Agenda DF. Já os atendimentos emergenciais dispensam marcação e acontecem diariamente, das 7h30 às 15h.
*Com informações do Instituto Brasília Ambiental
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.