metropoles.com

Cães do DF podem ajudar os “aumigos” com doação de sangue. Saiba como

O Serviço Veterinário Público iniciou a campanha Junho Vermelho com o intuito de salvar vidas dos pets internados na unidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ibram
cão doa sangue
1 de 1 cão doa sangue - Foto: Divulgação/Ibram

O Serviço Veterinário Público (Hvep), administrado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), iniciou, nesta quarta-feira (8/6), a campanha Junho Vermelho, que incentiva o cadastramento de pets como doadores de sangue. A iniciativa busca o apoio da população para salvar vidas dos pacientes da unidade, principalmente, em tratamentos de doenças, procedimentos cirúrgicos e atendimento a vítimas de acidentes.

De acordo com a diretora do Hvep, Mayara Cauper, apesar do serviço veterinário não contar com um banco de sangue, o cadastramento é uma alternativa efetiva para atender a demanda de cerca de 30 transfusões mensais.

“Nosso objetivo é incentivar a doação e manter cadastros atualizados. Assim, quando um paciente precisa de ajuda, conseguimos entrar em contato para que o tutor leve seu cão doador para o procedimento”, explica Mayara.

Os requisitos fundamentais para que o pet possa realizar doações são ter entre 2 e 6 anos, pesar mais de 27 kg, ser vacinado e vermifugado, livre de pulgas e carrapatos, não ter tido doença recente e ser dócil. “É muito importante que elas tenham um intervalo de três meses para não prejudicar a saúde do animal”, alerta a diretora.

Os tutores interessados em cadastrar o animal de estimação no banco de dados devem entrar em contato por meio do WhatsApp da unidade veterinária pelo número (61) 9 9938-5316.

Números do Serviço Veterinário Público (Hvep)

Em quatro anos de funcionamento, o Serviço Veterinário Público realizou 61.594 consultas, 214.745 administrações de medicamentos, 18.094 cirurgias, além de 217.602 exames laboratoriais e 68.912 exames de imagem. Pesquisas elaboradas pelo Brasília Ambiental sinalizam que a unidade tem 95% de índices de satisfação dos tutores de animais.

O Hvep oferece atendimento gratuito para cães e gatos de segunda a sexta-feira. O agendamento de consultas nas especialidades clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia é realizado no sistema Agenda DF. Já os atendimentos emergenciais dispensam marcação e acontecem diariamente, das 7h30 às 15h.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?