Cães com orelhas cortadas, carrapatos e doenças são salvos no DF
A partir de denúncias de protetores dos direitos dos animais, fiscais do Ibama localizaram os animais em condição de extremo abandono
atualizado
Compartilhar notícia
Cães vítimas de maus-tratos, incluindo um filhote com orelhas cortadas (foto em destaque), foram resgatados na Quadra 508 de Santa Maria, na manhã desta quinta-feira (21/9).
Após denúncia de protetores dos animais, fiscais do Ibama salvaram dois cães das raças chow-chow e um filhote de pit-bull. O pequeno estava com as orelhas mutiladas, por cochectomia. A prática proibida e classificada como maus-tratos.
Veja:
O filhote teve as orelhas cortadas e costuradas com fio de nylon, prendendo uma na outra. Segundo vizinhos, os animais estavam em situação de abandono e muito doentes, cheios de carrapatos.
Ao chegar ao local, os fiscais do Ibama constataram os maus-tratos e autuaram os responsáveis pelos cães. Os animais foram apreendidos e levados para uma clínica veterinária sob responsabilidade de protetores.
Segundo apuração dos fiscais, os animais serviriam como reprodutores para que os filhotes fossem vendidos.
Confira imagens:
“Essa ação fiscalizatória salvou essas vidas e terá o caráter educativo e punitivo para que as pessoas entendam que animal não é objeto”, afirmou a advogada do Fórum de Defesa Animal, Ana Paula Vasconcelos.
O casal responsável pelos animais foi multado em 3.200,00 além de responderem pelo crimines maus tratos a animais cuja a pena é de 2 a 5 anos.