metropoles.com

Cães acorrentados e sem comida: PCDF atuou em mil denúncias de maus-tratos a animais

Denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do telefone 197

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles
Brasília (DF), 08/11/2017 Adoção de AnimaisLocal: Hotel amo pet colonia agricola aguas claras, chacara 29 Foto: Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 08/11/2017 Adoção de AnimaisLocal: Hotel amo pet colonia agricola aguas claras, chacara 29 Foto: Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Especial para o Metrópoles

Nos últimos dois anos, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) atuou em mil casos de maus-tratos a animais, como mostra levantamento feito pela corporação.

Entre as ocorrências mais comuns estão aquelas em que os bichos ficam presos sem água ou comida, muitas vezes em meio a fezes.

Foi exatamente o que aconteceu na QNN de Ceilândia, em 8 de janeiro. Os agentes resgataram três cachorros e uma gata mantidos em condições precárias na residência. Na ocasião, os policiais não conseguiram prender ninguém em flagrante, pois o tutor não estava no imóvel.

Para evitar este tipo de agressão, o Governo do Distrito Federal (GDF) sancionou no último dia 12 uma lei que proíbe a manutenção de animais em correntes ou objetos semelhantes que prejudiquem a saúde e bem-estar deles.

A medida vai no mesmo sentido de se aumentar a punição contra pessoas que praticam maus-tratos em legislação aprovada em outubro 2020.

No mesmo mês da nova lei, a PCDF resgatou pelo menos três cachorros. Um filhote teve a pata quebrada ao ser pisado por uma sem-teto alcoolizada, outro foi vítima de tentativa de estrangulamento também praticado por um sem-teto e uma cadela acabou abandonada em Sobadinho II.

Esta última foi deixada para trás pelos donos eresgatada já desnutrida pela polícia. No mesmo local foi encontrado outro cão morto. O fedor da carniça chamou atenção dos vizinhos.

Para denunciar maus-tratos a animais, basta ligar no telefone da PCDF no 197 ou enviar um e-mail explicando o caso ao endereço: denuncia197@pcdf.df.gov.br

4 imagens
Podemos dizer que um cachorro com sete anos é idoso
1 de 4

Reprodução/ Alto Astral
2 de 4

Reprodução/ Freepik
3 de 4

Podemos dizer que um cachorro com sete anos é idoso

Reprodução/ Unsplash
4 de 4

Tenor Gif/Unsplash

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?