metropoles.com

Cachorro-vinagre do Zoo de Brasília viaja a São Paulo para reprodução

Animal, que estava na capital federal desde junho de 2022 após ter sido resgatado, partiu para seguir programa de conservação das espécies

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/FJZB
Cachorro-vinagre.-Foto-Zoologico-de-Brasilia
1 de 1 Cachorro-vinagre.-Foto-Zoologico-de-Brasilia - Foto: Divulgação/FJZB

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) enviou, nessa terça-feira (12/12), o cachorro-vinagre Rondon ao Zoológico de São Paulo.

Resgatado em junho de 2022 em Rondonópolis (MT) pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Mato Grosso (Sema-MT) em colaboração com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), o animal recebeu todo o carinho e cuidado necessário enquanto esteve sob os cuidados veterinários do Zoológico de Brasília.

Rondon tornou-se um símbolo da dedicação à preservação da fauna brasileira. O cachorro-vinagre é uma espécie ameaçada, razão pela qual sua transferência para o Zoológico de São Paulo é estratégica, visando contribuir para os esforços de conservação e possível reprodução da espécie.

O resgate de Rondon ocorreu como parte de uma operação conjunta entre a Sema-MT e a Azab, que agiram rapidamente para garantir o bem-estar do animal. Após o resgate, Rondon foi encaminhado para o Zoológico de Brasília, onde recebeu tratamento veterinário especializado, além de uma atenção dedicada para se adaptar ao novo ambiente.

Adaptação

“A expectativa é que, no novo lar, Rondon tenha a oportunidade de contribuir para os programas de reprodução desempenhando um papel fundamental na preservação dessa rara e ameaçada espécie de cachorro-vinagre”, comentou o diretor de Mamíferos do Zoológico de Brasília, Leandro Drigo.

A transferência de Rondon é um testemunho do compromisso contínuo em preservar a biodiversidade brasileira, garantindo que espécies ameaçadas, como o cachorro-vinagre, tenham uma chance de prosperar e se multiplicar para as gerações futuras.

Rondon foi embarcado em um voo direto que partiu de Brasília às 16h05 e pousou em São Paulo/Guarulhos às 17h45.

O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo avião solidário da Latam, evitando um deslocamento terrestre de mais de mil quilômetros entre as duas instituições.

Nos próximos dias, o animal deve passar por um processo de adaptação antes de ser introduzido ao novo lar.

Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?