metropoles.com

Cabeçada: torcedores do Botafogo voltam a ser atacados no Uruguai

Após a partida com Peñarol havia a expectativa de que o clima hostil fosse superado. Mas botafoguenses do DF e do RJ sofreram ataques

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vítor Silva/Botafogo
Torcedores do Botafogo - Metrópoles
1 de 1 Torcedores do Botafogo - Metrópoles - Foto: Vítor Silva/Botafogo

Torcedores do Botafogo de Brasília (DF) e do Rio de Janeiro (RJ) foram alvo de agressões e ameaças no Uruguai após a semifinal da Libertadores contra o Peñarol, na quarta-feira (30/10). O time carioca perdeu por 3 a 1, mas se classificou para a final.

Alvo de intimidação por parte dos uruguaios, os botafoguenses enfrentaram momentos de tensão antes da partida. A expectativa, porém, era que o clima se apaziguasse após o jogo. Só que não. Um brasiliense disse que levou uma cabeçada no rosto durante uma festa de Halloween.

As primeiras horas após a partida com o Peñarol foram tranquilas, de acordo com as vítimas, que preferiram anonimato. Parte dos torcedores passou a andar nas ruas com a camisa do Botafogo, sendo bem tratada inclusive por parte dos torcedores do Peñarol.

Contudo, à noite, durante uma festa do Dia das Bruxas, o grupo de brasileiros passou a ser encarado por três uruguaios. Eles contaram ao Metrópoles que um dos agressores usava uma máscara de filme de terror e usava um porrete. Ele se aproximou de um botafoguense com a camisa da Estrela Solitária e desferiu uma cabeçada na vítima.

Após a agressão, o mascarado tentou bater no homem com o porrete, mas o botafoguense conseguiu se defender. O agressor então decidiu fugir. Os brasileiros foram então intimidados.

Segundo relatos, uruguaios teriam dito: “Aqui é Peñarol, se te pegam na rua vão te espancar. Vocês bateram na gente no Rio de Janeiro” – em referência a confusão envolvendo torcedores uruguaios horas antes da 1ª partida da semifinal, disputada na capital fluminense.

Sem condição de diálogo, seguranças escoltaram os brasileiros para fora da festa. A agressão foi comunicada para as autoridades do Consulado do Brasil.

Carioca ameaçado

Em outro episódio, torcedores do Rio de Janeiro foram alvo de hostilidades e ameaças em um bar. Durante a confusão, os brasileiros foram expulsos por seguranças. Segundo relatos, os profissionais de segurança supostamente aplicaram mata-leões contra os botafoguenses. Além disso, o estabelecimento supostamente passou a proibir a entrada de brasileiros.

Diante do retorno do clima hostil, botafoguenses voltaram a adotar as recomendações de segurança. Muitos avaliam antecipar a viagem de volta ao Brasil.

A confusão envolvendo a torcida do Peñarol no Rio de Janeiro gerou um clima de hostilidade e revanchismo no Uruguai. O time uruguaio chegou ao ponto de proibir a entrada da torcida brasileira no estádio Campeón del Siglo. Após intervenção da Conmebol, o jogo foi transferido para Centenário, com permissão de acesso aos botafoguenses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?