Busto em homenagem a Mahatma Gandhi é inaugurado em Brasília
Local escolhido para receber o presente da Índia foi o Parque da Cidade. Inglaterra, África do Sul e Portugal também receberam estátuas
atualizado
Compartilhar notícia
O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek ganhou, nesta quinta-feira (09/01/2020), um busto em homenagem a Mahatma Gandhi. A cerimônia integra o calendário de celebração dos 150 anos do nascimento do líder pacifista indiano. Além do Brasil, Portugal, África do Sul e Inglaterra receberam a estátua presenteada pela Índia.
A peça é feita de bronze, pesa cerca de 300 quilos e foi instalada próximo à lagoa do parque. O acesso mais fácil é pelo estacionamento 10. “É uma honra compor a celebração de 150 anos de nascimento de uma personalidade histórica tão respeitada e admirada mundialmente como Mahatma Gandhi e em um momento tão especial para a nossa cidade”, disse a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
Para o governador em exercício, Paco Britto (Avante), a área escolhida para a instalação do busto se transformará em local de paz no coração da cidade. “O busto desse importante líder espiritual e a aproximação dessas duas nações têm como objetivo celebrarmos e buscarmos uma sociedade mais inclusiva”, disse.
Quem foi Gandhi
Mahatma Gandhi nasceu na Índia, em 1869, e é tido como um dos maiores líderes pacifistas do mundo. Principal personalidade da independência daquele país, ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio da proposta de não violência. Além da independência da Índia, Gandhi também ficou conhecido por pensamentos e por sua filosofia.
O líder chegou a recorrer a jejuns, marchas e à desobediência civil, ou seja, estimulava o não pagamento dos impostos e o boicote aos produtos ingleses. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Gandhi voltou a lutar pela retirada imediata dos britânicos do seu país.