metropoles.com

Burocracia trava entrada de policiais em plano de saúde do GDF

Impasse impede a inclusão dos servidores da PCDF e seus dependentes ao convênio do governo local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Policiais civis do DF
1 de 1 Policiais civis do DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A adesão de 40 mil policiais civis, delegados e seus familiares ao plano de saúde do Distrito Federal, o GDF Saúde, depende da solução de um impasse burocrático no Fundo Constitucional.

As forças de segurança da capital do país são custeadas pelo FCDF, que é gerido pela União. Logo, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas-DF), gestor do GDF Saúde, não pode fazer o desconto em folha para adesão dos integrantes da corporação.

O Palácio do Buriti estuda solucionar o problema com a criação de rubricas no FCDF ou convênio alternativo vinculado ao Banco de Brasília (BRB). Diante do agravamento da pandemia de Covid-19, os servidores e seus dependentes estão apreensivos com a demora.

Segundo o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol-DF), delegado Amarildo Fernandes, a solução depende do Ministério da Economia. “Esse entrave burocrático, de fato, está inviabilizando, até o momento, a adesão dos nossos servidores ao plano. E isso gera uma expectativa grande”, enfatizou.

 

4 imagens
Do ponto de vista de sindicatos, questão poderia ser resolvida rapidamente com criação de rubricas ou convênio com o BRB
O escrivão da PCDF aposentado Antônio Carlos de Sousa, conhecido como Tonicão, foi morto pela Covid-19
O governador Ibaneis Rocha assinou convênio para inlusão da PCDF no Inas-DF. Na sequência, a CLDF aprovou projeto de lei pavimentando a adesão
1 de 4

Segundo instituições representantes dos policiais e servidores, impasse no FCDF está atrasando adesão das categorias ao Plano de Saúde do DF

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Do ponto de vista de sindicatos, questão poderia ser resolvida rapidamente com criação de rubricas ou convênio com o BRB

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

O escrivão da PCDF aposentado Antônio Carlos de Sousa, conhecido como Tonicão, foi morto pela Covid-19

Reprodução / Redes sociais
4 de 4

O governador Ibaneis Rocha assinou convênio para inlusão da PCDF no Inas-DF. Na sequência, a CLDF aprovou projeto de lei pavimentando a adesão

Igo Estrela / Metrópoles
Apreensão

O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF) compartilha da mesma apreensão. “É muita burocracia do ministério [da Economia]”, desabafou o presidente da instituição, Alex Galvão. O Sinpol enviou ofício ao Inas-DF solicitando débito em conta-corrente via BRB. “Não teria prejuízo nenhum ao Inas, e os policiais já poderiam estar aderindo ao plano de saúde”, argumentou.

Leia o ofício na íntegra:

Ofício – Inas by Metropoles on Scribd

Mais de 50%

Segundo Galvão, grande parte dos policiais planeja aderir ao GDF Saúde, pois a maioria não tem plano, inclusive os veteranos. “Acredito que mais de 50% vão aderir. Eu sou um deles. Eu vou migrar. Não tenho condição de continuar pagando o plano do mercado”, afirmou.

Atualmente, existem 4,1 mil policias na ativa e, aproximadamente 4,7 mil aposentados e pensionistas. “A gente luta por uma assistência adequada à saúde há bastante tempo. E a Covid intensificou essa necessidade.”

Sindireta

A demora na solução do imbróglio também preocupa o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do DF (Sindireta), Ibrahim Yusef.

“O plano de saúde do DF tem se mostrado bom para o servidor. Mas é preciso resolver logo a questão da Segurança Pública. Estamos no meio da pandemia, e estes trabalhadores precisam estar protegidos”, declarou Yusef.

Ao aprovar a entrada da Polícia Civil do DF (PCDF) no GDF Saúde, a Câmara Legislativa (CLDF) incluiu, por emendas, a Polícia Militar do DF (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). No entanto, essas duas últimas corporações ainda dependem de sanção de um projeto para oficialmente estarem autorizadas a aderirem ao GDF Saúde.

O outro lado

O Metrópoles entrou em contato com o Inas-DF para comentar sobre a questão. Do ponto de vista do instituto, não há atraso, pois o GDF Saúde ainda não está disponível para a PCDF.

“Não há problemas no processo de adesão. A adesão ainda não está disponível para os policiais civis do Distrito Federal. O convênio firmado entre o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal – INAS e a Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF deu início ao processo de inclusão dos policiais civis no GDF Saúde. Por se tratar de uma categoria paga por meio do Fundo Constitucional, com orçamento próprio da União, o processo depende da criação, pelo Ministério da Economia, de rubricas específicas para o desconto em folha desses servidores”, argumentou o Inas, por nota.

Pelos cálculos do instituto, no caso da Polícia Civil, aproximadamente 40 mil pessoas – entre servidores e seus dependentes – poderão ser contempladas com o GDF Saúde.

Atualmente, o plano do GDF conta, no total, com mais de 23 mil adesões, entre titulares e dependentes. Os serviços mais solicitados são os de clínica médica e cardiologia, seguidos por atendimentos de cirurgia geral e ortopedia.

Análise

O Ministério Economia preferiu não comentar a questão. Segundo a pasta, a solicitação feita pelo Inas ainda está em fase de análise.

“Informamos que o Ministério da Economia não comenta sobre demandas encaminhadas por outros órgãos e que ainda estão em análise, como é o caso da solicitação encaminhada pelo Inas-DF”, resumiu a pasta, em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?