Brasilienses trocam nome de ponte no Lago Sul para Honestino Guimarães
Após decisão da CLDF que oficializou a mudança do nome Costa e Silva para Honestino Guimarães, grupo trocou nome da placa nesta sexta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Após decisão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que oficializou a mudança do nome da Ponte Costa e Silva para Honestino Guimarães, moradores do DF trocaram, por conta própria, a inscrição na placa que fica em frente à ponte. A alteração ocorreu na manhã desta sexta-feira (23/12).
A discussão em torno do assunto é antiga. O plenário da CLDF aprovou, em outubro de 2021, a alteração do nome do elevado que liga a QI 10 do Lago Sul à via L4 Sul. No entanto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) vetou o projeto de lei, em dezembro do mesmo ano. No último dia 13, a Câmara Legislativa derrubou o veto de Ibaneis, tornando lei a mudança do nome da ponte.
Nesta sexta, um grupo de brasilienses colocou um adesivo com o nome do líder estudantil que lutou contra a ditadura – Honestino – sobre a placa fixa que leva o nome do marechal do Exército que instituiu o AI-5 – Costa e Silva.
Os moradores do DF que participaram da ação levaram flores e uma faixa com o nome do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado distrital Leandro Grass (PV), autor do projeto de lei, também esteve presente.
Veja imagens:
A reportagem procurou o GDF para saber quando, de fato, ocorrerá a mudança de nome na placa. Até a última atualização desta reportagem, nenhuma informação sobre a data oficial da troca da sinalização havia sido emitida.