metropoles.com

Brasilienses têm Instagrans hackeados e denunciam descaso da empresa

Criminosos visam contas com muitos seguidores ou pessoas que usam a plataforma como ferramenta de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marko Geber/Getty Images
mãos de mulher digitando no computador
1 de 1 mãos de mulher digitando no computador - Foto: Marko Geber/Getty Images

Estelionatários e hackers têm visado contas no Instagram para aplicar golpes cibernéticos. Perfis com muitos seguidores ou pessoas que usam a plataforma como instrumento de trabalho estão entre os alvos. Brasilienses vítimas desses golpes reclamam da morosidade da rede social em tomar ações efetivas para resgatar as contas roubadas.

Entre as vítimas, está o fisioterapeuta e instrutor de pilates Álvaro Alaor Silva, 46 anos. O morador do DF teve a conta do Instagram roubada no dia 2 de novembro. Ele conta que recebeu um e-mail por volta das 5h avisando que a senha havia sido redefinida. A mensagem tinha um link para impedir a ação, ele tentou resgatar o perfil, mas sem sucesso.

“Recebi uma DM [mensagem direta] falando que precisava atualizar meus dados, senão ia perder minha conta. Eu estava com muitos pacientes e não estava com muito saco, depois recebi um e-mail que a senha tinha sido trocada. Nada mais funcionou, eu clicava no link de resgate e não funcionava”, contou o instrutor.

O hacker pede que ele pague U$200 em Bitcoins para reaver o perfil. O fisioterapeuta explica que quando perdeu acesso ao perfil no Instagram pessoal, tinha 45 mil seguidores, mas o número diminuiu desde que ele ficou sem o acesso. O brasiliense procurou ajuda da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e foi orientado a não pagar a quantia de resgate pela rede social.

4 imagens
Criminoso diz que devolve conta se vítima pagar
Bandido pede pagamento em Bitcoin
Depois de não receber pagamento, fotos foram apagadas
1 de 4

Conta do Álvaro assim que foi hackeada

Reprodução
2 de 4

Criminoso diz que devolve conta se vítima pagar

Reprodução
3 de 4

Bandido pede pagamento em Bitcoin

Reprodução
4 de 4

Depois de não receber pagamento, fotos foram apagadas

Reprodução

“A polícia disse que eles sempre vão pedir mais e isso nunca vai acabar”, explicou. A forma como o criminoso cibernético conseguiu roubar a conta ainda não está clara, mas o instrutor não foi a única vítima no Distrito Federal. Nos primeiros seis meses de 2021, a quantidade de crimes cibernéticos em Brasília aumentou 347% em relação ao ano anterior, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

O Instagram orienta os usuários a seguir as medidas de segurança disponíveis na plataforma. As orientações são: ativar a autenticação de dois fatores, atualizar o número de telefone e e-mail, não acreditar em mensagens de texto que dizem ser do Instagram (a plataforma não envia mensagens diretas), denunciar conteúdos questionáveis e ativar a notificação de login.

5 imagens
Atualize o seu número de telefone e email
Instagram entra em contato apenas pela aba "Emails do Instagram" nas configurações do aplicativo
Plataforma incentiva usuários a denunciar conteúdos questionáveis
Usuários devem ativar solicitação de login
1 de 5

Usuário deve ativar autenticação de dois fatores

Divulgação/Instagram
2 de 5

Atualize o seu número de telefone e email

Divulgação/Instagram
3 de 5

Instagram entra em contato apenas pela aba "Emails do Instagram" nas configurações do aplicativo

Divulgação/Instagram
4 de 5

Plataforma incentiva usuários a denunciar conteúdos questionáveis

Divulgação/Instagram
5 de 5

Usuários devem ativar solicitação de login

Divulgação/Instagram

No entanto, mesmo com algumas dessas precauções, ainda é possível ser hackeado. Foi o que aconteceu com a maquiadora Elisa Amorese, 34, que expunha o trabalho dela nas redes sociais para conseguir clientes. Mesmo com a autenticação de dois fatores ativada, a profissional perdeu acesso às duas contas que mantinha, a pessoal e a profissional. Isso aconteceu após um ataque de SIM Swap, quando o estelionatário rouba a linha de telefone.

Para conseguir dinheiro, os bandidos fizeram um anúncio falso. Eles publicaram um cartaz de venda de Iphone nas redes dela, no valor de R$ 2,8 mil. Em menos de um dia, 23 pessoas fizeram depósitos aos criminosos. A maquiadora explica que os hackers foram felizes no golpe porque a rede de contatos que ela mantinha era baseada na confiança, e ninguém imaginou que um estelionato desses viria da conta dela.

“O meu Instagram é pequeno, nunca trabalhei como digital influencer, minhas clientes confiam em mim. As pessoas pensavam ‘Se a Elisa tá vendendo, é verdade’”, explica. Os bandidos criaram até um falso e-mail para receber os comprovantes de pagamento feitos usando o nome da empreendedora.

Demora da plataforma no resgate

Tanto Álvaro como Elisa, queixam-se da demora do Instagram em resgatar as contas roubadas. O instrutor de pilates não se importa de perder o perfil, apesar de ter 45 mil seguidores. “Já estava pensando em deletar o Instagram, fico preocupado com as minhas fotos, que estão lá”, explica.

Álvaro tinha a conta desde 2013, e ao longo desses oito anos postou 1.457 publicações. “Tenho fotos lá desde que abri o Instagram, não sei quem é essa pessoa, o que ele vai fazer com minha imagem, até perdi a confiança no Instagram”, conta. Ele afirma que desde a perda do acesso ao perfil, a plataforma ainda não se manifestou sobre a situação.

Já Elisa conseguiu recuperar as duas contas perdidas, mas não porque a plataforma interviu, e sim devido a “pena” que os criminosos tiveram dela. “Ele [o estelionatário] falou ‘Olha, vi que é você é uma trabalhadora, vi que você tem uma filha pequena e é sua ferramenta de trabalho. Deus te abençoe’. O desfecho foi esse”, resumiu a maquiadora.

Antes de recuperar os perfis, ela contratou uma empresa para conseguir resgatar a conta. Além disso, Elisa chegou a entrar na Justiça pedindo uma liminar para derrubar as páginas. Após o ocorrido, duas das vítimas do golpe, que caíram no falso anúncio, entraram com ação contra a maquiadora para reaver os prejuízos.

“Fui processada por algumas das pessoas que depositaram o dinheiro, mas sou tão vítima como elas. É uma dor de cabeça terrível, o contato com o Instagram não acontece, não tem política efetiva. Infelizmente a gente que é usuário tem que se precaver e buscar meios de adquirir segurança”, ponderou a vítima.

O que diz a plataforma

Questionado, o Instagram informou que não pode comentar casos específicos de perda de contas. A plataforma explica que tem medidas para ajudar os usuários a recuperar perfis perdidos. Contas ou conteúdos que violam as diretrizes são identificadas com uma combinação de aprendizado de máquina e revisão humana.

Veja a resposta do Instagram na íntegra:

“Sabemos que perder o acesso à conta pode ser uma experiência angustiante e temos medidas para ajudar os usuários a recuperarem os seus perfis. Mais abaixo você encontra um passo a passo, também disponível na Central de Ajuda do Instagram.

Contas que violam as Diretrizes do Instagram são removidas e contamos com uma combinação de aprendizado de máquina e revisão humana para remover conteúdo violador da plataforma. 

Caso acredite ter tido sua conta de Instagram invadida:

  1. Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de email: Se você recebeu um email de security@mail.instagram.com informando que seu endereço de email foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção reverter essa alteração na mensagem do email. 
  2. Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de email, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
  3. Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em “Precisa de mais ajuda?“).
  4. Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas.

Lembramos ainda que qualquer pessoa que tiver acesso ao e-mail e/ou telefone cadastrado em uma conta do Instagram poderá ter acesso a ela. Assim, é importante que os usuários se certifiquem de que sua conta de email esteja segura e de que  a autenticação de dois fatores (por aplicativo, SMS ou WhatsApp) esteja ativa. 

Para manter sua conta segura no Instagram:

  • Ative a autenticação de dois fatores (por WhatsApp, SMS ou aplicativo como Duo Mobile ou Google Authenticator) e nunca compartilhe o código gerado, como indicado na mensagem de WhatsApp ou SMS enviada com o código. Com essa etapa extra de segurança, você deve inserir um código de login especial ou confirmar o acesso à conta sempre que houver uma tentativa de login de um dispositivo desconhecido. Para ativar, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores. Se esse código for informado a outra pessoa, ela poderá ganhar acesso à sua conta. 
  • Atividade de login: Enviamos um alerta sempre que houver uma tentativa de login de um dispositivo desconhecido. É possível aprovar ou recusar o acesso, através deste aviso, e também ver uma lista de dispositivos que logaram recentemente em sua conta. Acesse Configurações>Segurança>Atividade de login. 
  • Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo. Se perder o acesso a conta, você poderá tentar recuperar mesmo que as suas informações tenham sido alteradas por um hacker; 
  • O Instagram não se comunica com os usuários através do Direct. Não clique em links ou forneça informações pessoais em mensagens diretas que dizem ser do Instagram.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?