Brasilienses se preparam para ver superlua com eclipse neste domingo
Evento voltará ocorrer somente em 2033. Assista ao vídeo do último fenômeno
atualizado
Compartilhar notícia
Preparem as câmeras. Neste domingo (27/9), o céu de Brasília receberá um evento raro e que promete chamar a atenção de milhares de pessoas na capital. Pela primeira vez desde 1982, um eclipse lunar total ocorrerá simultaneamente com a superlua. E motivos não faltam para assistir o espetáculo. Depois deste fim de semana, o fenômeno só voltará a ocorrer em 2033. Como a previsão do tempo é de céu claro durante a noite, a superlua poderá ser vista com nitidez de todo o território brasileiro por volta das 22h, momento em que o satélite começará a ganhar uma coloração avermelhada.
Para apreciar o momento, integrantes do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) preparam um encontro na Praça dos Três Poderes. A ideia é reunir amantes da ciência para conversar sobre o assunto e curtir o aguardado momento. “Teremos telescópios que serão aberto ao público e vamos tirar dúvidas”, conta o astrônomo Marcelo Domingues. Segundo ele, quem não quiser ir até o centro de Brasília pode acompanhar o fenômeno de qualquer ponto do Distrito Federal. “Do quintal, da varanda, do meio da rua. A previsão é de céu claro e, com isso, todos poderão ver a superlua a olho nu”, diz Domingues. Segundo ele, o auge do fenômeno está previsto para acontecer às 23h30.
Trata-se de uma coincidência o fato de a lua estar se aproximando da fase cheia, e também do seu ponto mais próximo da Terra, explica o astrônomo Eugênio Reis Neto, coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro. “Ora a lua se aproxima da Terra, ora se afasta um pouquinho. Aí, uma vez por ano, coincide ela estar na fase cheia e estar no ponto mais próximo”, explicou o astrônomo. A isso se chama superlua.
No domingo (27), esse fenômeno vai coincidir com o fato de o satélite da Terra também passar na sombra da Terra. “Ela vai ser eclipsada pela Terra. É um espetáculo muito bonito que a gente vai ver. O Brasil inteiro vai ver esse eclipse em todo o seu processo de entrada e saída da lua na sombra da Terra”.
Segundo Eugênio Reis Neto, o eclipse da lua ocorre todos os anos, da mesma forma que a superlua. Ele disse que o próximo eclipse total lunar será visto no Brasil somente daqui a quatro anos.
Aos que não poderão acompanhar o fenômeno, surgem alternativas. Alguns sites, como o da Nasa e o Climatologia Geográfica transmitirão o acontecimento ao vivo a partir das 21h.
Com informações da Agência Brasil