metropoles.com

Brasilienses fazem estoque de seringas e presidente do Sincofarma alerta: “Não há necessidade”

Diante da possibilidade de escassez de seringas para vacinação contra a Covid-19, a venda do produto aumentou nas farmácias da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Seringas de vacina
1 de 1 Seringas de vacina - Foto: Pixabay

As notícias de que o Brasil poderia ficar sem seringas para a aplicação da vacina contra a Covid-19 provocaram uma reação no consumidor. De acordo com informações do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Distrito Federal (Sincofarma-DF), a venda do produto aumentou desde agosto, quando a possibilidade de escassez foi anunciada.

No entanto, o presidente da entidade, Francisco Messias, faz um alerta. “Não há necessidade de estoque ou de corrida por seringa. Estamos acompanhando todas as negociações e o planejamento, inclusive do GDF. Não vai faltar seringa”, assegurou ao Metrópoles.

Segundo ele, o problema na compra do produto foi para grandes lotes. “As pessoas têm procurado as farmácias para comprar suas seringas e levar na hora de tomar a vacina. Porém, isso não é necessário”, reforçou Messias.

Recentemente, o Ministério da Saúde fracassou na primeira tentativa de comprar seringas e agulhas para a vacinação no Brasil.

Para se ter ideia, das 331 milhões de unidades que a pasta tem a intenção de comprar, só conseguiu oferta para adquirir 7,9 milhões, no pregão eletrônico realizado na última terça-feira (29/12). O número corresponde a cerca de 2,4% do total de unidades que a pasta pretendia adquirir.

Com isso, a União corre contra o tempo para realizar novo certame, ainda sem data definida. A compra de seringas e agulhas costuma ser feita por estados e municípios. Durante a pandemia, porém, o ministério decidiu centralizar estes insumos. A previsão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é iniciar a vacinação contra Covid-19 no país em fevereiro.

Reação do DF

No primeiro dia de 2021, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou ter iniciado a compra de pelo menos 4,8 milhões de seringas, que serão usadas exclusivamente na campanha de imunização contra a Covid-19 na capital federal. Até então, a pasta havia adquirido 2 milhões de unidades do item necessário para a aplicação da esperada vacina.

O número total do insumo representa mais do que o dobro da população do Distrito Federal, estimada em cerca de 2,75 milhões de pessoas, de acordo com o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do cenário favorável, o Executivo local ainda não definiu a data do início da campanha distrital de imunização contra o novo coronavírus.

3 imagens
Despacho interno da SES pede celeridade em licitação
No país, 100 milhões de unidades devem ser distribuídas
1 de 3

DF anunciou a compra de 4,8 milhões de seringas no DF

iStock
2 de 3

Despacho interno da SES pede celeridade em licitação

Pixabay
3 de 3

No país, 100 milhões de unidades devem ser distribuídas

Getty Images

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?