Brasilienses esperam mais de 2h em fila de aeroporto: “Bagunçou tudo”
Por conta da interdição da pista do aeroporto de Congonhas nesse domingo (9), 8 voos foram cancelados nesta 2ª no Aeroporto de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Passageiros enfrentam filas de mais de duas horas no Aeroporto Internacional de Brasília, em decorrência da interdição da pista do aeroporto de Congonhas, quando mais de 140 voos foram cancelados, na tarde desse domingo (9/10). Segundo a Inframerica, administradora do terminal da capital federal, até o momento da publicação oito voos entre partidas e chegadas também estão suspensos na manhã desta segunda-feira (10/10). Pegos de surpresa, viajantes buscam soluções frente às companhias aéreas diante da confusão.
“Mandaram um e-mail avisando sobre o cancelamento, às 5h40 de hoje, mas quem checa e-mail neste horário?”, questiona a estudante de medicina Natalia Oliveira, 25 anos, uma das passageiras que teve o voo para Campo Grande, marcado para sair às 8h10, cancelado na manhã desta segunda. Ela conta que só descobriu que teria de pegar outro voo quando chegou para despachar a bagagem.
“Pelo que entendi, conseguiram um voo que a gente vai chegar às 23h de hoje. Se fosse um voo para amanhã, a Latam ofereceria diária do hotel e translado para locomoção. Bagunçou tudo. Eu ia chegar em casa e ainda iria viajar, mas agora não vai dar mais. Vou para casa da minha irmã [em Brasília] e voltar para o aeroporto às 23h”, afirma.
A jornalista Beatriz Torres, 28 anos, conta que chegou por volta das 6h50 no terminal e seguiu para descobrir se o voo dela, para Campo Grande, havia sido cancelado. Ela viu que na etiqueta da bagagem estava constando Guarulhos. “Fui saber o que estava acontecendo e disseram que o voo estava cancelado”, explica.
“Eu estava muito tranquila. Estava indo a trabalho, chegando um pouco antes, mas fico chateada porque eu tinha uma programação para hoje e não vou conseguir ir”, lamenta. Depois de pouco mais de 2h30 aguardando na fila, as passageiras conseguiram remarcar a passagem para, ainda, nesta segunda, apesar do desconforto da mais de quatro conexões.
Veja filas no terminal:
O que diz a Inframerica
Em nota, a Inframerica informa que por conta da interdição da pista do aeroporto de Congonhas na tarde de ontem, diversos voos previstos para sair de Brasília para o aeroporto paulista foram atrasados ou cancelados. Viagens com destinos para outras regiões do país também acabaram sofrendo impacto por conta do ajuste de malha. E as consequências do imprevisto, ainda, afeta voos nesta manhã de segunda (10).
Um total de 14 voos acabaram cancelados entre partidas e chegadas de Congonhas para Brasília, e da capital federal para São Paulo. Nove viagens canceladas para outros destinos e 18, atrasadas no somatório. A concessionária pede para que o passageiro confira o status do voo com a companhia aérea.
Veja lista de voos cancelados nesta segunda:
- Partida cancelada
G3 1377
LA 3021
LA 3714 - Chegando
G3 1745
LA 3815
LA 3715
G3 1658
Acidente
Após os pneus de um jato executivo estourarem durante o pouso, por volta das 13h30, a pista principal ficou interditada até o fim da noite e ao menos 140 voos tiveram que ser cancelados, segundo a Infraero — 73 saindo do aeroporto e outros 67 que chegariam ou passariam por ele.
Apesar do susto, o jatinho conseguiu evitar um acidente pior e ficou na beira do barranco que separa a pista da avenida que dá acesso ao aeroporto. Ninguém se feriu.
Piloto, co-piloto e três passageiros foram resgatados pelos bombeiros sem ferimentos do avião, que havia partido de Foz do Iguaçu pouco antes.
Passageiros de alguns voos cancelados em Congonhas foram transferidos pelas empresas aéreas para voos partindo de outros aeroportos na região de São Paulo, como Guarulhos e Viracopos, mas milhares passaram horas no saguão esperando por uma solução que acabou não vindo. A maior parte deles só vai conseguir viajar a partir desta segunda-feira (10/10).