metropoles.com

Brasilienses economizam na pandemia e estão menos endividados que em 2019

Segundo pesquisa da Fecomércio, 80,8% dos entrevistados tinham dívidas, em 2019. Em outubro de 2020, são 58%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images / Divulgação
Dívidas
1 de 1 Dívidas - Foto: Getty Images / Divulgação

O endividamento do brasiliense caiu 22,8 pontos percentuais em outubro, se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Fecomércio-DF nesta sexta-feira (6/11), houve uma cautela maior do brasiliense no período da pandemia do novo coronavírus e a quantidade de endividados caiu de 80,8% das famílias para 58%.

Na comparação por mês já no ano de 2020, os resultados também são positivos. O levantamento aponta que o endividamento das famílias registrou a segunda queda consecutiva. O número de famílias com algum tipo de dívida na capital do país passou de 608.359 em setembro para 584.831 em outubro. Isso significa que 58% das famílias brasilienses estão endividadas, ante 60,4% em setembro.

Na visão do presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, as quedas ocorreram porque o consumo dos brasilienses está mais cauteloso.

“Naturalmente, com o período de pandemia, as famílias brasilienses frearam o consumo. Muita gente perdeu o emprego e o poder de compra. Com isso, as pessoas estão evitando comprar bens duráveis: fugindo do parcelamento e gastando apenas no essencial. Entretanto, acreditamos que o varejo volte a ter uma recuperação gradativa com as festas de final do ano: Natal e Ano Novo”, disse Francisco Maia.

Tipo de endividamento

Entre os endividados, o principal instrumento continua sendo o cartão de crédito: 69,8%, seguido por financiamento de casa (20,9%) e financiamento de carro (20,1%). As dívidas de 52,2% dessas famílias vão durar por mais de um ano. Já 12,3% dos entrevistados afirmaram ter dívidas entre 6 meses e 1 ano. Comprometimento da renda com pagamentos de parcelas de até 3 meses registrou um total de 14,8% dos entrevistados.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso, e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

2 imagens
Em outubro, o endividamento voltou a cair no DF
1 de 2

Pagamento de contas

krisanapong detraphiphat/Getty
2 de 2

Em outubro, o endividamento voltou a cair no DF

ISTOCK

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?